18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – H1N1 começou em São Francisco do Conde

vacina

O Ministério da Saúde lançou a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – H1N1, sendo escolhido o dia 30 de abril para o Dia D de mobilização nacional. Na Bahia, em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, ocasionados pelo vírus Influenza H1N1, a vacina está disponível nas unidades de saúde desde o dia 18 de abril.

Historicamente, São Francisco do Conde tem ultrapassado a meta, que é de vacinar no mínimo 80% do público-alvo, que são: idosos, a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; trabalhadores da área de saúde; mulheres grávidas ou que deram à luz há menos de 45 dias; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo.

Para 2016, São Francisco do Conde vai disponibilizar 7.669 doses de vacinas, as quais serão distribuídas proporcionalmente para as unidades do Programa de Saúde da Família – PSF. Porém, até o dia 20 de abril, o município recebeu 1.950 doses, o equivalente a 25% da meta e, por conta disso, inicialmente, só estará vacinando indivíduos com 60 anos e mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e, gestantes – em qualquer idade gestacional.

té a última quarta-feira (19), foram imunizadas contra o vírus H1N1 cerca de 130 pessoas, nos bairros do Madruga e Paramirim. Já no Caípe de Baixo foram 110 doses aplicadas em apenas um dia.

A principal ação preventiva em saúde pública para a doença é a vacinação e a campanha anual tem contribuído para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução de internações hospitalares e gastos com medicamentos. Sendo os principais objetivos reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Skip to content