1º dia de conferência abre perspectivas para recebimento de novos equipamentos de saúde no município

Na manhã da última quinta-feira, 25 de agosto, a Prefeitura de São Francisco do Conde realizou a IV Conferência Municipal de Saúde, levando informações positivas para a população franciscana. Entre as perspectivas, foram anunciados a aquisição de 10 ambulâncias para o município, 02 aparelhos de raio-x e um complexo de saúde para o bairro do Caípe, composto por farmácia e anexo do Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

À mesa solene participaram o vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe); a secretária da Saúde Eleuzina Falcão; a secretária de Planejamento Silmar Carmo; o ouvidor Alberto Jorge Mattos (Beto Maria); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marivaldo Bispo; a representante do deputado federal Jorge Solla, Marília Fontoura; o diretor legislativo José Raimundo Fonseca, representando o presidente da Câmara e vereador Venilson Souza Chaves (Cravinho); e, os vereadores Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal) e Luís Alberto Santana Cruz (Luís de Nem).

Vocês todos são extremamente importantes nesse processo […] vamos defender uma saúde de qualidade, não só para nossa cidade como para nosso estado e nosso país”, frisou Marivaldo Bispo, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Além de cobrar a participação efetiva, principalmente dos delegados que irão representar o município franciscano na conferência estadual, Bispo chamou a atenção para os cortes de recursos para a saúde que o Governo Federal vem adotando. “Precisamos de 3 milhões de assinaturas […] porque nós queremos um país para todos e não para poucos”, falou referindo-se ao abaixo-assinado que estava circulando no plenário.

Para a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, “quem é militante das causas do SUS sabe da importância desse momento, onde vamos trabalhar, discutir, trocar ideias e onde será construído o Plano Plurianual para as nossas necessidades de saúde, considerando os valores e a cultura de São Francisco do Conde”. Sobre os avanços locais, a secretária indicou a adoção de programas e projetos; construção da rede de cuidados; reformas, ampliações e construções de equipamentos de saúde; parcerias com o Governo do Estado; descentralização dos serviços; aumento da prevenção e controle de doenças; capacitação de profissionais, entre outros. “Essas propostas só irão se concretizar se forem pensadas, discutidas e gestadas coletivamente”.

O vice-prefeito Nem do Caípe, que esteve representando o prefeito Evandro Almeida, parabenizou a equipe da Saúde pelo momento e disse que aquele se tratava de um “dia para se discutir a saúde política do município” e, por isso, seria necessária a participação, discussão e cobrança de todos envolvidos para se ter um serviço de excelência em São Francisco do Conde.

Após os primeiros discursos, a secretária Eleuzina proferiu palestra com o tema “Perspectivas para a Construção de Rede de Cuidados no Município de São Francisco do Conde” e a Prof. Dra. Ana Luiza Vilas Boas (ISC-UFBA) abordou, na sequência, “Construindo Rede de Cuidados: O Caminho para uma Saúde Pública de Qualidade”. Teve ainda a Leitura e Aprovação do Regimento da Conferência e, à tarde, apresentação dos seguintes Eixos Temáticos: Eixo I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Eixo II – Redes e Processos Regulatórios em Saúde; Eixo III – Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Eixo IV – Participação e Controle Social; Eixo V – Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão; Eixo VI – Assistência Farmacêutica. O evento foi finalizado com debate e terá continuidade na sexta-feira, 25, com Trabalho de Grupo e Eleição das Propostas Finais.