Responsabilidade fiscal e valorização da cultura local determinaram pauta de coletiva de imprensa que tratou do novo formato do Arraiá do Chico 2016

arraia-do-chico-2016

O São João de São Francisco do Conde, o tradicional Arraiá do Chico, foi redimensionado em suas proporções, privilegiando este ano as atrações locais, a valorização da cultura franciscana e o autêntico forró pé de serra, além de ratificar o compromisso fiscal do município com os recursos públicos e cumprir uma orientação do Ministério Público. A comunicação sobre as mudanças no evento junino deste ano aconteceu na última quinta-feira (16), através do site e das redes sociais da Prefeitura do município. No entanto, o prefeito Evandro sentiu-se no dever de trazer os esclarecimentos à comunidade e à imprensa através de uma entrevista coletiva, a qual foi realizada nesta segunda-feira, dia 20 de junho, na Câmara de Vereadores do município.

O primeiro esclarecimento foi que o tradicional Arraiá do Chico 2016 ocorrerá normalmente no período de 23 e 24 (São João), e no São Pedro – dias 28 e 29 de junho, com a força da tradição cultural e a mesma qualidade que o povo franciscano sabe fazer. A assessora de Comunicação do município, Vanessa Dantas, deu as boas-vindas aos veículos de comunicação presentes à cobertura e a comunidade que também participou do encontro. Ela explicou como funcionaria a coletiva, na sequência, o prefeito Evandro saudou a população franciscana.

Nós estamos aqui para zelar pelo povo de São Francisco do Conde e foi isso que fiz e estou fazendo. Estamos honrando nossos compromissos pagando os salários em dia, a primeira parcela do 13º salário e é isso que é importante. O povo está recebendo essa mudança com muita alegria, pois esse novo formato de festa é para o povo de São Francisco do Conde com as bandas locais e os grupos folclóricos, resgatando a cultura e o turismo do nosso município, através da tradição do ‘São João passou por aqui’. E, para mim, isso é o mais importante: ver o povo feliz”, revelou o prefeito de São Francisco do Conde, que completou: “temos que pensar na coletividade. A gente sabe que a mudança vai causar impacto, mas nós estamos aqui para trabalhar pela maioria. Algumas pessoas estão insatisfeitas e fica parecendo que não vai haver São João. Vai ter São João, sim! E para nós o mais importante é a segurança e as famílias de São Francisco do Conde nas ruas aproveitando a festa”.

O assessor do vice-governador João Leão trouxe a novidade de que a festa ganharia por meio da Bahiatursa duas atrações: os sertanejos Iago e Juliano e o forrozeiro Zé Duarte

Entre os esclarecimentos foi relatado que o município reduziu em 70% os gastos com o festejo. “Com a redução na grade de atrações do cenário nacional reduzimos em torno de 70% do que seria gasto. Essa programação divulgada anteriormente foi feita no início do ano, pois o Arraiá do Chico é planejado entre fevereiro e março. E, naquele momento, nós não tínhamos o cenário econômico de queda na receita que temos hoje. Nos últimos meses, a receita do município caiu consideravelmente e, então, o prefeito junto ao seu corpo técnico tomaram a decisão de manter o São João na sua grandiosidade com 112 atrações, 16 blocos e grupos culturais e retirou 21 atrações conhecidas do cenário nacional”, explicou o secretário da Fazenda e Orçamento do município, Marivaldo do Amaral.

A festa vai ser maravilhosa! A festa voltou para as famílias da cidade e, agora, as pessoas podem se organizar para receber os amigos em casa. Eu acredito que as bandas locais vão superar as expectativas. Eu estou feliz da vida, pois a festa será para o povo da cidade. Além disso, através do Fundo de Cultura vamos ajudar a comunidade a fazer o seu São João nos bairros”, ressaltou Osman Ramos, secretário municipal de Cultura e Turismo.

Com a redução das dimensões da festa, nós estamos também atendendo a uma orientação do Ministério Público, que sinalizou e orientou quanto a redução de custos em todo o estado da Bahia com as festas, visto o momento que o país está vivendo. E essa já era um discussão interna, nossa, junto com o prefeito”, completou o secretário da Fazenda e Orçamento, Marivaldo do Amaral.

Nós estamos apostando que o São João deste ano vai ser diferente. Vai ser do povo do São Francisco do Conde, incentivando a cultura e o turismo, e essa é a nossa maior riqueza. Nós já estamos trabalhando em projetos voltados para incentivar o turismo e a cultura em São Francisco do Conde. O verdadeiro São João é ir à casa do amigo, sair com a família, comer amendoim e nós estamos aqui para resgatar isso”, reafirmou o prefeito Evandro Almeida, que deu diversas outras informações sobre a festa e sobre investimentos na cidade.

Estiveram presentes na Câmara de Vereadores a assessora de Comunicação do município, Vanessa Dantas, o vereador Venilson Chaves (Cravinho), Alberto Jorge Mattos – secretário de Governo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Guedes; Joka, assessor do vice-governador João Leão; o secretário Marivaldo do Amaral, da Fazenda e Orçamento, e o prefeito Evandro Almeida.