2ª edição do Projeto Cultura em Movimento estreia no bairro do Caípe de Baixo

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), deu início nesta quarta-feira (22), no bairro do Caípe de Baixo, as atividades da 2ª edição do Projeto Cultura em Movimento.

Dentre os objetivos da ação, que pretende alcançar cerca de 1.200 franciscanos, está o de promover a ampliação do repertório cultural dos jovens/adultos e dos profissionais de diversos segmentos, por meio do acesso às diferentes linguagens artísticas, que serão compartilhadas através de várias oficinas como teatro, violão, capoeira, artesanato, pintura, dança, flauta, corte e costura, dentre tantos outros. As oficinas irão acontecer em diversos bairros do município.

Na ocasião, estiveram presentes na abertura das atividades, o vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), o secretário de Cultura, Osman Ramos, a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Araújo, os vereadores Luís Alberto Santana Cruz (Luís de Nem) e Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal), o coordenador regional do Caípe de Cima, Laerte Santos, o jovem aluno que participou da oficina de violão na 1a edição do projeto, Webert Ribeiro, representando os oficineiros compôs a mesa o Sr. Gilmar Serafim, além da jornalista Priscila Mendes.

No decorrer da ação, a diretora de Cultura, Joelza Menezes, discorreu sobre a construção do processo de elaboração do projeto desde a sua 1a edição, bem como as melhorias e modificações que foram realizadas para o início dessa 2ª edição do Cultura em Movimento.

O secretário de Cultura, Osman Ramos, agradeceu a sua equipe de trabalho e a todos os envolvidos pela realização do projeto. “Agradeço a minha equipe de trabalho por todos os momentos. Juntos trabalhamos incansavelmente para tirar esse projeto do papel. Agradeço imensamente aos oficineiros, aos coordenadores e a todos os nossos parceiros também envolvidos nesse projeto. Estamos trabalhando para melhorar a cada dia e tenho certeza que essa segunda edição será ainda melhor. A gestão Evandro Almeida agradece a todos vocês, em especial aos coordenadores regionais que sempre nos ajudam a levar projetos como esse para os diversos bairros da nossa cidade. Hoje é o Dia do Folclore e quero deixar aqui registrado o meu parabéns a todos vocês que levam a nossa cultura país afora, muito obrigado!”

O vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), também rendeu elogios e agradecimentos à equipe da SECULT e aos coordenadores regionais que desenvolvem um papel fundamental dentro das comunidades. “Hoje, sinto-me representado e vice-prefeito dos bairros, pois quando vejo um projeto como esse, que reconhece esses territórios, me deixa muito feliz. A gestão consegue enxergar essas potencialidades e trabalha para todos através desses projetos importantes. A SECULT tem um papel fundamental para São Francisco do Conde e ressalto aqui que temos que ter recursos municipais voltados para a Secretaria de Cultura, para que possa continuar desenvolvendo ações como essa”.

Logo após os pronunciamentos, o produtor artístico, professor e bailarino Cosme do Nascimento, mais conhecido como ‘Cosme Black’, se apresentou e falou sobre a Companhia de Dança Afro Franciscana formada por moradores do Coroado, durante a 1a edição do projeto.