83 franciscanos participam do Mutirão de Cirurgias de Catarata

A comunidade franciscana, acima de 55 anos, está sendo atendida nesta sexta-feira, 26 de outubro de 2018, através doMutirão de Cirurgias de Catarata, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através dos municípios da região, a exemplo de São Francisco do Conde e Candeias, onde as cirurgias são realizadas. Ao todo, o município participa desta ação com 83 pessoas, as quais passarão pela triagem.

As pessoas que se cadastraram, através das Unidades de Saúde da Família do município e da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, passarão por consulta, exames e, se necessário, pela cirurgia de reversão da catarata.

Catarata – A doença é definida por uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui com a focalização da imagem. Essa lente fica mais opaca e a perda da transparência dificulta a chegada da luz com consequente diminuição da visão. A qualidade da visão pode ficar comprometida, com menor percepção de contraste e com o avanço, há visão progressivamente mais borrada, interferindo na qualidade de vida.

A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.

Os principais sintomas da catarata são:

  • Diminuição da visão;
  • Visão embaçada;
  • Aumento da sensibilidade à luz;
  • Alteração da visão das cores;
  • Alteração da cor do olho.

Esse mutirão acontece em Candeias, no Hospital José Mário dos Santos (Ouro Negro). Para a ação, o município de São Francisco do Conde disponibilizou aos pacientes transporte, lanche e água.

Skip to content