Alunos da rede municipal participam da semifinal do “Soletra Chico”

soletra chico

Uma disputa eletrizante promete agitar o município nesta quinta-feira, dia 17 de julho, a partir das 08h30, com a semifinal do projeto “Soletra Chico”, que está promovendo uma atividade pedagógica onde os alunos são estimulados a conhecer mais a língua portuguesa.

O evento é promovido, através da Secretaria da Educação – SEDUC, para alunos entre 08 e 12 anos, cursando entre o 3° e o 5° ano do ensino fundamental e reunirá estudantes de diversas escolas. Na sede vão participar os colégios: Frei Eliseu Eismann e Anexo, além do Colégio Três Marias, em São Bento. Os vencedores vão para final, junto com alunos do Caípe, Muribeca e Ilhas das Fontes e Pati disputando o título de melhor soletração de palavras. Confira a lista de escolas participantes.

O projeto tem o objetivo de fortalecer as estratégias didáticas desenvolvidas nas unidades escolares, voltadas para as práticas de leitura e de escrita, favorecendo a ampliação da aprendizagem  dos alunos 3ºano/4ª série ao 6ºano/5ª série,  do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos Eixo III”, explica a secretária da Educação, Cristiana Ferreira.

A atividade, que começou em abril, é inspirada no quadro “Soletrando” do Programa Caldeirão do Huck e começou após alguns alunos terem ganhado da Prefeitura um jogo similar, distribuído nas turmas de 3º ano/ 4ª série, na Rede Municipal de Ensino, de acordo ao Projeto Aprender Brincando, instituído pela Lei Municipal nº122 de 2009.

As professoras incentivaram a prática ajudando os estudantes a criar um banco de palavras para a competição e as etapas de classificação tiveram início dentro das salas de aula. “O Soletra Chico, pretende ajudar os estudantes na apropriação das convenções da escrita, trabalhando de forma lúdica as regras do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, na medida em que educar exige compromisso, disposição e constante investimento na construção de conhecimentos”, revela Cristiana Ferreira.

O final da competição, quando os melhores soletradores do município se enfrentam pelo título, acontecerá em agosto.