Semifinal do “Soletra Chico” agita a rotina dos alunos da rede municipal

soletra chico 4

Com direito a torcida organizada com cartazes e apitos, 8 estudantes cursando entre o 3° e o 5° ano do ensino fundamental participaram da semifinal do projeto “Soletra Chico”, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 17 de julho. As disputas aconteceram, simultaneamente, no Cejal, Escola Anísio Teixeira, Unilab, Escola Duque de Caxias, Escola Rural de Jabequara das Flores, Escola Almir Pinto e Escola João Seabra. Confira a lista de escolas participantes.

O “Soletra Chico” é uma atividade pedagógica onde os alunos são estimulados a conhecer mais a língua portuguesa. O evento é promovido pela Secretaria da Educação –SEDUC e os vencedores desta etapa da competição vão para final disputando o título de melhor soletração de palavras. A final deverá acontecer no mês de agosto, no auditório da Câmara Municipal e os alunos serão premiados com medalhas e brindes ainda a definir.

O projeto tem como objetivo fortalecer as estratégias didáticas desenvolvidas nas unidades escolares, voltadas para as práticas de leitura e de escrita, favorecendo a ampliação da aprendizagem dos (as) alunos (as) do 3ºano/4ª série ao 6ºano/5ª série, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos Eixo III. A atividade começou em abril e é inspirada no quadro “Soletrando”, do Programa Caldeirão do Huck. A ideia surgiu após alguns estudantes terem ganhado da Prefeitura um jogo similar, distribuído nas turmas de 3º ano/ 4ª série da Rede Municipal de Ensino, de acordo ao Projeto Aprender Brincando, instituído pela Lei Municipal nº122 de 2009.

Palavras como: Escovar, Zagueiro, Machucar, Cachinhos e Honesto, fizeram parte do banco de palavras também desenvolvido pelos alunos.