Chega a São Francisco do Conde exposição voltada para a valorização da cultura africana

unilab sfco

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), promoverá a exposição itinerante “O Patrimônio: Laços Ancestrais para Unidade dos Povos da Diáspora”. A mostra, voltada para a valorização da cultura africana, acontece na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), dos dias 19 a 30 de agosto. Durante a abertura do evento, dia 19 de agosto, será feita uma homenagem a prefeita Rilza Valentim, que faleceu no dia 24 de julho.

Resultante de parceria entre o Governo do Senegal e a Prefeitura de São Francisco do Conde, a mostra tem o objetivo de estreitar os laços de identidade entre o Senegal e o Brasil, estabelecendo uma expansão cultural e um diálogo mais próximo entre esses países. A entrada é gratuita e o visitante pode ter acesso ao local no horário das 09h às 17h.

Esta exposição possibilitará ao público baiano o acesso a objetos artísticos de qualidade, confeccionados em madeira, couro e tecidos, por um grupo de artesãos reconhecidos também fora do Continente Africano, em várias praças do mundo, pela forma com que, mãos detentoras de um conhecimento milenar, transforma a matéria prima em peças de rara beleza.

A exposição itinerante já passou por Salvador, no espaço da Cruz Caída – ABAM, e no MAFRO/UFBA – Museu Afro Brasileiro da Universidade Federal da Bahia.  Além de São Francisco do Conde, a mostra percorrerá outros municípios do Recôncavo Baiano e cidades da Região Metropolitana como: Santo Amaro da Purificação, Saubara, Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Governador Mangabeira, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari.