Missa e procissão vão homenagear São Roque neste sábado (16)

Igreja São Roque

No sábado, dia 16 de agosto, a comunidade religiosa de São Francisco do Conde celebrará São Roque. No município, o santo  conta com a devoção dos sanfranciscanos que caminham todos os anos em procissão, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com direito a muitos cânticos, em direção ao bairro do Macaco, onde foi erguida uma capela em homenagem ao religioso francês, canonizado em 1590-1591, pelo Papa Gregório XIV.

São Roque estudou medicina e sempre praticou a caridade. Ele é o protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos. Este ano, para celebrar a data, uma missa acontece no bairro da Muribeca, a partir das 09h da manhã. A tarde, uma caminhada até a capela de São Roque, no bairro Fazenda Macaco, encerra as celebrações, a partir das 14h.

A caminhada seguirá pelas ruas: Barão do Rio Branco, Luís Viana Filho, Praça Santa Cruz, Ministro Bulcão Viana, Praça Getúlio Vargas, Rua Rodolfo Tourinho e Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz e na BA-522, rumo a capela no bairro Fazenda Macaco. O prefeito Evandro Almeida e secretários municipais participarão dos atos.

Para garantir a ida e volta da missa durante a manhã e a volta da caminhada, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde disponibilizará transporte para os fiéis. Pela manhã o transporte sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Praça Santa Cruz e da frente do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima em direção a Muribeca.

Capela de São Roque – O templo católico situado em São Francisco do Conde foi construído em terras pertencentes à Fazenda do Macaco das Pedras, entre os anos de 1919 – 1924, final do século XX, atualmente denominada Fazenda do Macaco; com vista para o Monte Recôncavo, Fazenda Gurgainha e Baía de Todos-os-Santos. A igreja foi desenhada no estilo maneirista (processo pessoal de execução de uma obra de arte) e, segundo o Sr. Matheus Evangelista dos Santos, antigo morador do povoado, a capela foi construída por Malaquias Lopes, feitor geral da época das terras que pertenciam à família Tourinho. No local, acontece uma missa em celebração ao santo em seu dia, às 09h da manhã.

Missa em Louvou a São Roque

Dia – 16 de agosto de 2014