Dia de São Roque foi comemorado em São Francisco do Conde

sao roque capa do site 1

No sábado, dia 16 de agosto, a comunidade religiosa de São Francisco do Conde celebrou  São Roque com missa e caminhada. Durante a manhã, moradores se reuniram no bairro da Muribeca para uma missa em louvor ao santo, celebrada pelo Frei Vladmir. O religioso ressaltou a importância da fé e da família.

São Roque estudou medicina e sempre praticou a caridade. Ele é o protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos. A tarde, uma caminhada saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia seguiu em direção ao bairro do Macaco, onde existe uma capela em homenagem ao religioso francês. Nem a chuva desanimou os fiéis que acompanharam o cortejo em procissão.

O prefeito do município, Evandro Almeida, secretários municipais e vereadores, além do deputado estadual Rosemberg Pinto, também estiveram presentes na celebração da missa, em Muribeca, e na caminhada que passou pelas ruas Barão do Rio Branco, Luís Viana Filho, Praça Santa Cruz, Ministro Bulcão Viana, Praça Getúlio Vargas, Rua Rodolfo Tourinho e Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, seguindo em direção a BA – 522, rumo a capela no bairro Fazenda Macaco.

Capela de São Roque – O templo católico situado em São Francisco do Conde, foi construído em terras pertencentes à Fazenda do Macaco das Pedras, entre os anos de 1919 – 1924, final do século XX, atualmente denominada Fazenda do Macaco; com vista para o Monte Recôncavo, fazenda Gurgainha e Baía de Todos-os-Santos. A igreja foi desenhada no estilo maneirista (processo pessoal de execução de uma obra de arte) e segundo Sr. Matheus Evangelista dos Santos, antigo morador do povoado, a capela foi construída por Malaquias Lopes, feitor geral da época das terras que pertenciam à família Tourinho. No local, acontece uma missa em celebração ao santo em seu dia, às 09h da manhã.