Espaço Prefeita Rilza Valentim foi inaugurado na UPB

rilza valentim 2

Na noite em que foi comemorado o Jubileu de Ouro da UPB (União dos Municípios da Bahia), na segunda-feira, 18 de agosto, a prefeita Rilza Valentim (falecida em 24 de julho) foi homenageada pela entidade. O governador Jaques Wagner, a presidente da UPB e também prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e familiares de Rilza descerraram a placa do prédio reinaugurado, que agora conta com o Espaço Prefeita Rilza Valentim. O ambiente é composto por café e gabinetes de atendimento aos prefeitos. “A solidariedade maior dela era cuidar das pessoas de São Francisco do Conde”, descreveu o governador sobre Valentim. Wagner disse ainda que a presença de Rilza sempre foi “relaxante pela simpatia, pelo carinho, alegria que ela compartilhava com as pessoas e a lembrança do sorriso dela vai ajudar a relaxar. A UPB está de parabéns por esta homenagem merecida”, destacou.

Já no auditório do órgão, Wagner cobrou maior autonomia dos municípios e mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Congresso Nacional precisa sanar as falhas da Lei de Responsabilidade Fiscal, que acabam, por sua vez, rejeitando as contas das prefeituras”, ressaltou o governador. Já a presidente da UPB, Maria Quitéria, destacou as importantes lutas que os municipalistas abraçam nesse momento. “Chegamos ao jubileu de ouro de nossa associação, oxigenados pelas mudanças em curso. Fruto da Campanha SOS Municípios, iniciada pela UPB, acabamos de conquistar no Senado Federal o aumento de 1% para o FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Estamos confiantes em um acordo na Câmara dos Deputados para que a medida seja sancionada ainda este ano e possa aliviar a crise que se arrasta nos municípios brasileiros, sobretudo, os da Bahia tão castigados pela seca, queda das receitas e má distribuição do bolo tributário”, revelou a gestora.

Durante a solenidade foi lançado o carimbo comemorativo e selo personalizado do Cinquentenário do municipalismo na Bahia, além da exibição de vídeo que contou a trajetória da entidade e as ações desses 50 anos. Medalhas de Honra ao Mérito Municipalista foram entregues a personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento dos municípios, entre os quais: Sebrae, conselhos regionais de Engenharia, Contabilidade, OAB, bancos públicos e privados e a imprensa. Na oportunidade, o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, entregou a Casa um quadro com foto da cidade.

O grupo cultural Frutos do Conde fez apresentação e recepcionou as autoridades no evento. Secretários municipais e vereadores participaram do ato.