Formação do PNAIC chega ao fim

 PNAIC

No último dia da 4ª Formação Continuada com Professores Alfabetizadores do Ciclo da Infância e Coordenadores Pedagógicos, realizado com o corpo docente de São Francisco do Conde, nesta quinta-feira, 28 de agosto, a secretária municipal da Educação Ana Christina Oliveira falou sobre a importância de programas como o Pacto pela Educação e o Mais Educação e assegurou: “temos no município o que há de melhor em experiência profissional para seguir com esses projetos”, afirmou.

Profissionais da Educação Fundamental I de São Francisco do Conde participaram da capacitação do Governo Federal sobre as diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que aconteceu no Auditório do CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho), iniciado em 25 de agosto.

Os primeiros a serem capacitados foram os profissionais da Educação do Campo e 3º ano, totalizando 69 pessoas. Participaram: alfabetizadores, coordenadores e orientadoras de estudos. Já nas turmas de 1º e 2º anos, 77 profissionais foram capacitados, entre eles: alfabetizadores, coordenadores e orientadoras de estudos.

A Formação Continuada de Professores Alfabetizadores desenvolve-se a partir de um processo de formação presencial e constitui-se no conjunto das atividades desenvolvidas com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao aperfeiçoamento da prática docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente.

Em 2014, a duração do curso foi de 160 horas, objetivando aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando também o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Matemática.

 

 

Skip to content