SEMA comemorou o Dia da Árvore

Semana da árvore (1)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, em comemoração à Semana da Árvore, realizou no Mercado Cultural de São Francisco do Conde, na última segunda-feira, dia 22 de setembro, a abertura da Semana da Árvore com um Chá Poético. Na programação, os presentes puderam participar da degustação de chás naturais, lanches alternativos, declamação de poemas e exposição de artesanato, a partir de troncos e galhos de árvores mortas, do artista plástico do munícipio – Márcio de Jesus.

A ação contou com a participação dos alunos do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Escola Passo a Passo, Colégio Estadual Martinho Sales Brasil e Escola Frei Eliseu. Dando continuidade às atividades do dia, ocorreu na Praça da Independência uma declamação de poemas produzidos por alunos e moradores do município, que foram fixados nas árvores, fruto do projeto “Um Poema em Cada Árvore”, uma iniciativa de incentivo à leitura, que utiliza as árvores como suporte.

Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto PSIA, de Minas Gerais, a iniciativa possui uma característica pioneira e de fácil replicação, que se propõe à construção de novos espaços de fruição poética, ampliação do acesso da população à poesia e divulgação do trabalho de poetas contemporâneos para novos públicos. Através de uma Mobilização Nacional realizada em 21 de setembro dos anos de 2012 e 2013, o projeto “Um poema em cada árvore” foi realizado em 114 cidades brasileiras.

Como parte da programação da Semana da Árvore, a Gerência de Monitoramento e Preservação Ambiental realizou plantio de árvores nativas no entorno da Biblioteca Municipal, na Praça Getúlio Vargas e Colégio Estadual Martinho Salles Brasil.