APAE inaugurou Laboratório de Informática nesta terça-feira (30)

PAMID

Mais uma conquista para o povo apaiano de São Francisco do Conde, isso porque na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município inaugurou o projeto Portas Abertas para o Mundo da Inclusão Digital (PAMID). O projeto consiste em instalações de Laboratório de Informática para inclusão digital de alunos da própria APAE e da Escola Rural do Gurugé.

Na sala, 10 computadores equipados de webcam e fones de ouvido atenderão as crianças, sendo cinco adaptados para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, baixa visão e deficiência visual. O projeto irá beneficiar 40 alunos da Escola Rural do Gurugé e 60 da APAE. Destes, 38 crianças de 7 a 11 anos, 35 de 12 a 14 anos, 15 de 15 a 17 anos e 12 jovens de 18 a 29 anos.

O PAMID é uma ferramenta de inclusão digital para a melhoria do aprendizado dos alunos. Este é um projeto de iniciativa da APAE, que conta com o patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

Falar do PAMID é muito emocionante. Levou um tempo para que esse projeto surgisse. Passamos dias e noites nos dedicando a construção dele e hoje estamos aqui marcando o seu surgimento. É muito gratificante. Nós pensamos muito a questão da inclusão aqui na APAE, porque nossos alunos têm grandes possibilidades de avanço”, declarou a coordenadora do PAMID, Caroline Andrade.

A secretária da Educação, Ana Christina Oliveira, ressaltou a emoção de estar ali. “Por mais que a gente tente descrever a emoção de estar aqui não dá. A cada vez a APAE vai se aprimorando com grandes iniciativas. E essa é muito importante porque começamos o processo de inclusão digital com um grupo de alunos, os especiais, que normalmente são os últimos a serem beneficiados nas demais ações”, ressaltou Oliveira.

A inauguração aconteceu na sede da APAE, que fica localizada na Rua do Gurugé, nº06, e contou com a presença do prefeito do município, Evandro Almeida, dos secretários municipais da Educação, Ana Christina Oliveira; do Turismo, José Carlos Reis; de Meio Ambiente, Silvana Costa; da Agricultura e Pesca, Arlindo Amaral; de Infraestrutura, José Roberto; de Gabinete, Vanda Nunes; de Saúde,  Alberto Matos (Beto Maria) e de Planejamento, Silmar Carmo, além do presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana, a vereadora Arlete Medeiros, professores e coordenadores, alunos, pais e representantes da APAE e da Petrobras.

Quero parabenizar a APAE por essa iniciativa e por todo o amor com os apaianos. Importante agradecer também o apoio da SEDUC e a parceria da Petrobras. Esse hoje não é um grande passo apenas da APAE, mas do município de São Francisco do Conde. Sempre estaremos dispostos a apoiar projetos de crescimento do nosso povo”, concluiu o prefeito Evandro Almeida.