Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo acontecerá em São Francisco do Conde

emunde

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, em parceria com a Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), promove no município o EMUNDE – Encontro Mundial de Étnico Empreendedorismo, que fará no dia 01 de outubro, a partir das 08h, o I Encontro – Mulher Negra e Desenvolvimento.

O objetivo do encontro é de ampliar e fortalecer as organizações de mulheres negras do estado, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. E consiste também em uma comemoração ao Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e o Dia da Mãe Preta.

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

O dia 28 de setembro passou a ser consagrado Dia da Mãe Preta, em homenagem às escravas que eram obrigadas a amamentar os filhos de sua dona, cuidando deles dia e noite, enquanto seus próprios filhos eram entregues ao seu senhor e sofriam todos os maus-tratos da escravidão, situação que foi minimizada a partir de 28 de setembro de 1871, data em que foi sancionada a Lei do Ventre Livre.

O encontro, que acontece no auditório da Unilab, contará com a presença do prefeito Evandro Almeida; professora Núbia Moura, diretora da Unilab; Edson Costa, coordenador do EMUNDE; Silvana Santos Costa, secretária do Meio Ambiente; e Osman Ramos, secretário de Cultura.

As mesas temáticas são: A Mulher Negra no Poder; A Mulher Negra e o Meio Ambiente; A Mulher Negra e o Empreendedorismo; Autoestima e Estética da Mulher Negra. Acompanhe a programação completa.

Durante o evento acontecerá uma homenagem a prefeita Rilza Valentim (in memoriam). Além da Exposição do DEPIR, África-Bahia-Brasil – O Patrimônio: Laços Ancestrais para Unidade dos Povos da Diáspora, ocorrerá também Exposição e Comercialização de produções de artesãos locais e exposição do Instituto Essência dos Cachos.

No encerramento, está previsto um desfile dos Trançados e Amarrações produzidos e Desfile das Modelos do Projeto Força no Black, da empresa Essência nos Cachos.

Será emitido certificado para os participantes do Encontro.