Dia do Servidor Público será antecipado para dia 27

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde informa aos seus fferiadouncionários que o feriado do Dia do Servidor Público Municipal, comemorado em 28 de outubro, terça-feira, será antecipado para o dia 27, segunda-feira.

A decisão foi anunciada através do decreto nº 1636/2014 que considerou a necessidade de economia, dados que são altos os gastos para o funcionamento dos órgãos e repartições públicas, e que a transferência da data comemorativa para segunda-feira, na sequência do final de semana, implicará na redução de gastos do Município.

Por conta disso, o expediente nas repartições públicas está suspenso nesta data (27), tendo expediente normal no dia 28. Estão de fora do feriado, os locais que prestam serviços de natureza emergencial ou que funcionam em escalas de plantão como: Hospital, SAMU, Defesa Civil e outros.

A data foi estabelecida no governo do então presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Já em 1938, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil. A data para homenagem foi escolhida de acordo com o dia da assinatura do decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. O documento rege as leis que dão direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos.