Dia das Crianças de muita diversão em São Francisco do Conde

dia das crianças2

Nem a chuva conseguiu tirar o brilho do Dia das Crianças em São Francisco do Conde. A criançada foi para as ruas desde a manhã e seguiu até a tarde do domingo, 12 de outubro, participando das atividades programadas pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura (SECULT), de Esportes e Lazer (SECEL), da Saúde (SESAU) e do Turismo (SETUR).

Logo pela manhã, a SECEL fez brincadeiras com as crianças nas ruas próximas ao Mercado Cultural / Orla Marítima. Gincanas com bola de soprar, corridas em equipe, golzinho, trenzinho e ginástica foram algumas das diversões da criançada, que em meio a tudo isso recebiam doces e brinquedos.

Para Lucileia Ferreira Santana, mãe de Maria Helena, de 8 anos, esse tipo de ação é importante para resgatar a infância. “Me sinto muito feliz de minha filha poder estar aqui participando. Cada momento da infância tem que ser aproveitado com a pureza que a idade permite”, disse Santana.

A pequena Maria Helena, alegre em participar das brincadeiras e dos prêmios conquistados nas gincanas, declarou estar muito feliz. “É muito bom. Eu fico ansiosa para chegar o Dia das Crianças. É legal para brincar e ganhar presente”, enfatizou.

A tarde, no Mercado Cultural, a diversão continuou.  A SECULT reuniu cerca de 1.500 crianças que brincaram na cama elástica, fizeram pintura facial, receberam doces, refrigerante, pipoca, algodão doce e participaram do baile infantil.

“Acho muito importante esse tipo de iniciativa, pois nem todas as crianças têm condições de participar de uma festa como essa e receber presentes no seu dia”, relatou Joice Ana, que tem uma filha de sete anos.

No fim da tarde foi a vez das atrações do projeto São Francisco do Conde é Show, da SETUR, com a disponibilização de brinquedos infláveis.

Fique por dentro: O Dia da Criança foi criado no Brasil, graças a lei sugerida pelo deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. A lei foi aprovada pelos outros deputados da época e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº 4867, de 05 de novembro de 1924.

Contudo, a data comemorativa só passou a ser celebrada na década de 1960, quando a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson&Johnson, e realizou o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo em seguida outras empresas resolveram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. E, no ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção, ficando assim o dia 12 de outubro conhecido como do Dia Nacional das Crianças.