SEMA inicia sensibilização ambiental com comerciantes do município

MA

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA, de São Francisco do Conde, através da Gerência de Educação Ambiental, com apoio da equipe de Monitoramento Ambiental e Preservação, iniciou no último dia 13, segunda-feira, uma sensibilização ambiental visando orientar os proprietários de bares, pousadas e restaurantes da Orla da sede do município. Os principais temas abordados foram:

• Corte proibido de árvores de mangue em conformidade com a lei de crimes ambientais: lei nº 9.605/98 e com o novo Código Florestal Brasileiro: lei 12.651/12;
  • Descarte inadequado de resíduos sólidos ao longo da orla, no mar e em áreas próximas, em conformidade com a lei 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
  • Utilização de som acima dos limites (decibéis), permitidos pela lei municipal 092/2012 e outras questões ambientais.

Além das orientações, foram entregues aos responsáveis de cada estabelecimento materiais educativos (folhetos sobre tempo de decomposição dos materiais na natureza, folhetos sobre animais que mais proliferam no lixo e cartilha com a Lei de Poluição Sonora Municipal).

A equipe conseguiu contatar com 19 estabelecimentos em virtude de alguns encontrarem-se fechados, e retornará até contemplar a totalidade das casas comercias da área, em datas e horários a serem programados.