Antecipação salarial e prorrogação do feriado do Servidor Público

slarioA Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde realizou duas mudanças no calendário deste mês de outubro: uma é referente ao pagamento do salário, que foi antecipado do dia 27 para 23, e a outra, trata-se do feriado do Dia do Servidor, que seria comemorado antecipadamente no dia 27, mas foi prorrogado para o dia 31, conforme Decreto Municipal Nº 1639, de 22 de outubro de 2014.

“As alterações foram realizadas por motivos distintos, porém com o intuito de ofertar um bem-estar maior aos nossos colaboradores. Em homenagem ao Dia do Servidor antecipamos a data do vencimento neste mês para esta quinta-feira, 23, e da mesma forma como será em toda a Bahia prorrogamos a comemoração do feriado para a próxima sexta-feira, 31. Assim, todos poderão planejar melhor a data”, ressaltou o secretário municipal de Gestão Administrativa Renato Costa Rosa.

A prorrogação do feriado para o dia 31 segue a tendência do Estado, em que todos os serviços de ordem pública estarão suspensos, conforme publicação no Diário Oficial, decreto nº 15.598. Excluem-se do feriado, os locais que prestam serviços de natureza emergencial ou que funcionam em escalas de plantão como: Hospital, SAMU, Defesa Civil e outros.

Em novembro, o Calendário de Pagamentos do município retomará a programação original.

O Dia do Servidor na história

A data foi estabelecida no governo do então presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Já em 1938, foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil. A data para homenagem foi escolhida de acordo com o dia da assinatura do decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939. O documento rege as leis que dão direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos.