Kits do programa Educa Chico serão entregues nesta quinta-feira (30)

educachico

Cerca de 80 alunos da rede municipal de ensino interessados em fazer parte do programa Educa Chico deverão estar presentes na Câmara de Vereadores, no dia 30 de outubro, quinta-feira, para a entrega dos Kits do programa. Durante o evento, os alunos vão conhecer melhor o funcionamento do programa e como se beneficiar. O objetivo principal da iniciativa é melhorar o desempenho escolar dos adolescentes em situação de risco.

O kit Educa Chico contém uma camisa do programa e o Guia do(a) Aluno(a). No guia, o adolescente vai entender como funciona o programa Educa Chico e descobrirá quantos encontros terá com seu Educador de Referência do programa, além de quais Atividades de Formação Extracurricular deve fazer como pré-requisito para receber o auxílio financeiro. Participam os estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais: Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber (CEAS), Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA), Instituto Municipal Luiz Viana Neto (IMLVN) e Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios (CEJACR).

Irão compor a mesa do evento o prefeito do município, Evandro Almeida, o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer de Santana, e os secretários Ana Christina Oliveira – SEDUC e Aloísio Oliveira de Souza – SEDES.

Educa Chico

Em São Francisco do Conde foi criado o programa Educa Chico, através da Lei Municipal nº 334/2013, que visa atender alunos do ensino (regular) do fundamental II, conforme critérios estabelecidos. Com isso, o aluno ganha uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula.

O programa promove o fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação, buscando ampliar o plano de atividades complementares a jornada escolar, com foco na formação cidadã. Ele é um conjunto de ações que pretende diminuir as distorções de série e idade, diminuindo a evasão e melhorando o rendimento escolar.

O participante do programa receberá uma bolsa anual que pode ser de R$ 700,00 ou R$ 1.200,00, correspondente a cada ano do Ensino Fundamental II, dependendo da aprovação, somado ao cumprimento obrigatório das atividades extracurriculares oferecidas pelo município ou por seus parceiros.

O Educa Chico realizará um acompanhamento especializado aos alunos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social, pertencentes às famílias beneficiárias de programas de transferência e complementação de renda, como PAS e Bolsa Família. Além desses, também serão acompanhados adolescentes egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto; aqueles egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e exploração sexual; adolescentes com necessidades especiais; fora da escola por ocasião de evasão escolar e/ou com defasagem de idade, ano e série.