Município e SEBRAE promovem palestra para o 1º Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde

gastroQuituteiras, empreendedores gastronômicos e artesões do município foram capacitados pelo Sebrae sobre o tema: empreendedorismo. A atividade faz parte do 1° Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde que, durante o mês de outubro, promove uma ação Pré-Festival com a realização de oficinas, palestras e workshops, que serão realizados no espaço do Pré-Vestibular, envolvendo também os gestores e colaboradores dos estabelecimentos inscritos, pescadores, agricultores familiares e moradores locais, abordando temáticas da atualidade.

Participaram 17 estabelecimentos (restaurantes, bares e lanchonetes), que inscreveram receitas tradicionais, releituras ou criações, em 3 categorias: refeições, lanches ou petiscos. Promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, tendo como organizadora a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-BA), o “Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde” tem como principal objetivo fomentar o turismo no município, a partir da gastronomia, estruturando a culinária como produto turístico local e oportunizando a qualificação e capacitação da mão de obra, além de estimular parcerias, contribuindo para a melhoria de emprego e renda da população.

Como ação promocional, será realizado o Lançamento do Festival, no dia 13 de novembro, no Pré-Vestibular, com a presença de personalidades do trade gastronômico e turístico, moradores, participantes e representantes dos apoiadores, que são: Secretaria de Turismo de São Francisco do Conde, ABAV, ABRASEL, SEBRAE, SENAC, UCSAL e BAHIATURSA.

O Festival, que acontece entre 20 e 23 de novembro, no Mercado Cultural, terá uma programação que inclui a realização da Cozinha Show e Apresentações Culturais, numa combinação perfeita de culinária e cultura. A Cozinha Show será uma ação que contará com apoio do SENAC e da UCSAL, onde haverá aulas-show demonstrando o modo de preparo e degustação para aproximadamente 50 pessoas, com a presença confirmada das chefs Emanuele Ribeiro (PseudoChef), Rosa Gonçalves (Rosa Gonçalves Escola de Culinária), Noelma Machado Paixão (Anis Estrelado) e alunos do curso de Gastronomia da UCSAL.

Dentro da estrutura do Festival, haverá também a Feira de Produção Associada ao Turismo, com o objetivo de promover os produtos da economia local.