Novembro Azul: SESAU está realizando mutirão no PSF da Baixa Fria

DSC_2824

Durante o mês de novembro, o município de São Francisco do Conde intensificou as ações voltadas à saúde do homem, como parte da campanha Novembro Azul. Para tanto, nesta quinta (27) e sexta (28) a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU realiza diversos atendimentos na  na Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria.

A Unidade lotou na manhã desta quinta com a oferta das seguintes atividades: distribuição de preservativos, material informativo; realização de exame preventivo PSA; atendimento médico e nutricionista, além de palestra sobre câncer de boca.

Na sexta, 28, os homens contarão com o atendimento de dois urologistas pela manhã e um pela tarde, cardiologista, nutricionista, clínico e exame de ultrassom. Os atendimentos iniciam as 8h e encerram as 16h.

De acordo com a enfermeira da Coordenação de Atenção Básica da SESAU Cristiane Nogueira para detectar alguma alteração na próstata é necessário que o paciente realize o exame de PSA, toque e ultrassom. “Um exame complementa o outro. O teste de PSA está sendo realizado hoje, damos o resultado em 10 minutos, e amanhã serão realizados os exames com urologista e ultrassom”, declarou Nogueira

De acordo com os dados do IBGE 2013, São Francisco do Conde tem 5.204 homens na faixa etária acima de 40 anos e as ações vão ser voltadas para essa parcela da população.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização, a exemplo do Outubro Rosa. A ação é dirigida aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata em todo o país. O Instituto considera esta a doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos. O Inca destaca ainda que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás, apenas, do câncer de pele.

 

Skip to content