Ações do Novembro Negro iniciam nesta terça (18) em São Francisco do Conde

http://saofranciscodoconde.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/11/NOVEMBRO_NEGRO-450x320.jpgA tarde desta terça-feira, 18, será marcada em São Francisco do Conde pela abertura do Novembro Negro, na Câmara de Vereadores do município, a partir das 14h. No mês de novembro, dia 20, se comemora o Dia da Consciência Negra e, por conta disso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES), através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial – DEPIR, promoverá uma série de atividades neste mês em homenagem a data comemorativa que caracteriza o Novembro Negro. A ação será em parceria com a UNILAB, Câmara Municipal de São Francisco do Conde, Emunde, SindSefran e o Juventude Negra em Movimento.

Confira programação completa:

DIA 18 – SESSÃO SOLENE PLENÁRIA EMPREENDEDORISMO ÉTNICO – Câmara Municipal 14h

DIA 19 – EXIBIÇAO DO DOCUMENTÁRIO: OUÇA O MEU PALAVREADO – SAMBA CHULA EM

HOMENAGEM AO MESTRE BOIÃO – UNILAB 16h

DIA 20 – CONFRATERNIZAÇÃO ESPORTIVA ALUNOS AFRICANOS DA UNILAB E ALUNOS DAS

ESCOLAS DE SÃO FRANCISCO DO CONDE – QUADRA ESPORTIVA (ORLA MARÍTIMA) 09h

DIA 21 – 1º ENCONTRO INTERNACIONAL VENCENDO O RACISMO INSTITUCIONAL – CÂMARA MUNICIPAL  09h

DIA 24 – O NEGRO E O MERCADO DE TRABALHO (SINDSEFRAN) – UNILAB 09h

DIA 26 – ENCONTRO CONSULTA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ÉTNICOS TENDO POR BASE A LEI:

10.639 – CÂMARA MUNICIPAL 09h

DIA 28 – RESULTADO DE CONCURSO DE REDAÇÃO REALIZADO NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO – MERCADO CULTURAL 17h

20 de Novembro – A ONU, no ano de 1971, instituiu o Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial. Neste ano, no dia 20 de novembro, se realizou a primeira manifestação alusiva a Zumbi de Palmares pelo Movimento Negro em todo o território nacional pelo Grupo Palmares de Porto Alegre. Zumbi foi, incontestavelmente, o líder da última fase da existência da República de Palmares e representa, por isso, a combatividade, a coragem, a obstinação e o heroísmo. A escolha dessa data foi do poeta e militante negro do Rio Grande do Sul, Oliveira Silveira.