Prefeito faz esclarecimentos à comunidade com retorno do programa de rádio

sfcacao

O retorno do programa de rádio da Prefeitura Municipal, o “São Francisco do Conde em Ação”, foi marcado por esclarecimentos de alguns anseios antigos da comunidade franciscana. Requalificação das BA’s, concurso público, vagas na refinaria, Centro de Anemia Falciforme, Festival de Samba e Festival Gastronômico foram alguns dos temas citados pelo prefeito Evandro Almeida, nesta quarta-feira, 19 de novembro, com a retomada do programa.

“Estou muito feliz pela retomada deste programa que é mais um canal de comunicação entre a Prefeitura e a comunidade”, declara Almeida ao início da transmissão. Temos trabalhado incansavelmente no sentido de dar continuidade aos projetos iniciados pela saudosa Rilza Valentim, um compromisso que eu assumi com todos os franciscanos. Dentre eles está a requalificação das BA’s, que ligam São Francisco do Conde a Madre de Deus e Candeias. Essa era uma demanda antiga dos prefeitos e moradores da região. O Derba já iniciou as interferências no local que liga o entroncamento de São Francisco do Conde e o acesso a Mataripe. A expectativa, é que as obras de requalificação alcancem também a sede, trazendo mais segurança a quem trafega nessa região”, ressalta o prefeito.

Outra conquista também iniciada no governo Rilza Valentim é a chegada do curso de Medicina para o município, a ser oferecido na UNILAB. “Estive em Brasília para reforçar o pedido de Rilza de trazer o curso de Medicina para São Francisco do Conde, e ficou garantido que o curso virá para cá em 2016 com 60 vagas. Aproveitamos nossa visita a Brasília para apresentar o nosso projeto de anemia falciforme e saímos de lá com a garantia de que São Francisco do Conde será o projeto-piloto para criação de um Centro para Anemia Falciforme”, comemora.

Além disso, o prefeito também cita a participação do secretário da Saúde, Beto Maria, e da assessora especial, Telma Santos, no II Congresso Global em Anemia Falciforme. Participação esta que rendeu ao município um curso de capacitação em anemia falciforme para os profissionais da Saúde.

Outro tema esperado pelos franciscanos era sobre as vagas de emprego na Refinaria Landulpho Alves. “Diversas capacitações vêm sendo realizadas, desde a época de Rilza Valentim, a fim de preparar nosso povo para o mercado de trabalho. Temos dialogado com as empresas locais, principalmente a Refinaria Landulpho Alves, para tentar viabilizar vagas para os munícipes. Logo após a manifestação que houve aqui na entrada da cidade, eu convoquei o deputado estadual Rosemberg Pinto para que ele tentasse uma reunião com o gerente geral da refinaria. Nessa reunião ficou definido que o gerente geral iria convocar as empresas que participariam da próxima parada para definir a quantidade de vagas a ser destinada para aos moradores do município. Como o sindicato dos trabalhadores envolve outras cidades, convocamos uma reunião com os prefeitos das outras cidades e o gerente geral para definir que essas quatro cidades teriam uma cota de vagas a ser distribuída pelos SineBahia”, enfatizou Almeida.

Ele segue dizendo que tem buscado novas alternativas para colocação dos nossos profissionais de São Francisco do Conde no mercado de trabalho. A reformulação da nossa lei de incentivos fiscais isenta o pagamento de ISS para empresas que queiram se instalar no município e até a doação de terreno para sua instalação. E, por último, em atendimento ao Tribunal de Contas do Município e ao Ministério Público, em 2015, a Prefeitura realizará o concurso público”.

O programa também conta com a participação popular que pode dar sugestões, fazer críticas e elogios a gestão municipal. Ao finalizar esta edição, o prefeito convida a todos para o Festival Gastronômico, que acontece na cidade entre os dias 20 e 23 de novembro, e o Festival de Samba do Recôncavo, entre os dias 21 e 23.