Instituto Sírio Libanês realizará a capacitação para médicos em São Francisco do Conde

Curso 

Médicos e enfermeiros de São Francisco do Conde vão ser capacitados através de um projeto de “Formação de Gestores e Preceptores de Residência Médica do Sistema Único de Saúde – SUS”, realizado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), de São Paulo.

A capacitação em emergência para médicos preceptores do SUS acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no auditório da SESAU. Serão 4 médicos da Assistência e Atenção Básica e 3 enfermeiros. Além da formação, o objetivo do evento é conseguir que médicos se tornem preceptores do curso de medicina que será implantado no município em 2016, pela Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, indicou em agosto dois profissionais para o programa Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL): Edilene Carvalho da Ressurreição Dias, médica da USF de São Bento, e Ana Cláudia Reis, enfermeira da Atenção Básica. Os critérios de indicação foram as cidades aprovadas para abertura de cursos de Medicina, que não possuam programas de residência médica e que apresentem capacidade instalada potencial; ou  tenham curso de Medicina apoiado pelo IEP/HSL.

O objetivo do projeto é contribuir para o processo de expansão e qualificação dos programas de residência médica no SUS, por meio da capacitação de profissionais de saúde na gestão desses programas. Outra meta é a facilitação de processos educacionais na saúde, para a reorientação dos modelos de atenção e de formação, ampliando o acesso e integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde

 

Skip to content