Projeto CO2 Manguezal acontecerá no município

sema 2No dia 14 de novembro, uma equipe da Fundação Vovó do Mangue, localizada em Maragojipe, esteve reunida no gabinete da secretária do Meio Ambiente, Silvana Costa, junto com técnicos da secretaria, com o objetivo de tratar de questões relativas à implantação do Projeto CO2 Manguezal no município. O projeto é realizado através do programa Petrobras Ambiental e tem como principal meta recuperar áreas degradadas de mangue na Baía de Todos-os-Santos (BTS).

O Projeto prevê a recuperação de 08 hectares de áreas degradadas, dentro da APA Baía de Todos-os-Santos, através da produção de 65.000 mudas de mangue das três espécies mais encontradas na região – Rhizophora mangle (mangue vermelho), Avicennia schaueriana (mangue siriúba) e Laguncularia racemosa (mangue branco); sendo 4,5 hectares no município de Maragojipe e 3,5 ha em  São Francisco do Conde.

Como ação complementar, o CO2 Manguezal realizará também atividades de educação ambiental voltadas para a conservação dos recursos naturais, uma vez que, os dois municípios sofrem degradação em seus manguezais, principalmente, pela expansão urbana e ocupação desordenada do solo.

As ações de plantio e as oficinas em Maragojipe já estão em andamento e ainda em 2014 começam em São Francisco do Conde, onde serão realizados estudos científicos e definidas as áreas de mangue degradadas a serem recuperadas, além da estruturação das oficinas com os pescadores e marisqueiros. Todas as atividades devem ocorrer com a parceria e monitoramento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMA.

sema 1