Encontro da Rede de Gestores do Bolsa Família do Recôncavo aconteceu em São Francisco do Conde

BOLSA FAMILIA

Rede de Gestores do Bolsa Família do Recôncavo se reuniu na última sexta-feira, 21, em São Francisco do Conde, no Espaço Viver, com o tema Juntos na Identificação dos Povos Tradicionais”. O encontro teve por objetivo apresentar os números do Bolsa Família (BF) no município e criar um espaço de diálogo entre as experiências do programa na cidade e nas demais representadas no local, além de fortalecer as ações para melhoria do trabalho no território, melhorar a gestão do CadÚnico e do Programa Bolsa Família, a fim de estabelecer um canal permanente e contínuo de proximidade e informação entre os municípios, estado e Ministério.

Na mesa de abertura do evento estavam o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira; representando a Rede de Controle do Recôncavo, Luana Carvalho; o gestor municipal do Bolsa Família, Sandro Albuquerque; representando os povos tradicionais, em especial as marisqueiras, Dona Maria, e para representar o povo quilombola, Domingos Ferreira.

Nosso objetivo com esse encontro é identificar esses povos tradicionais, que tanto precisam de um olhar específico. Criar políticas públicas que possam atender essas pessoas dentro de suas necessidades. E tudo isso nós podemos fazer através do CadÚnico, que é uma ferramenta de construção de políticas públicas em todo Brasil”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social do município, Aloísio Oliveira.

Para a representante da Rede de Controle do Recôncavo, Luana Carvalho, aquele momento era um marco para o grupo. Hoje se inicia mais um passo para vitória e para a melhoria do Cadastro Único. Vamos construir mais conhecimento. Temos que ter noção de que estamos com uma grande ferramenta de reparação para vida dessas pessoas”, enfatizou.

Já o gestor municipal do Bolsa Família, Sandro Albuquerque esclareceu a função do CadÚnico:O Cadastro Único é um instrumento de identificação e caracterização de famílias de baixa renda que permite a implantação de políticas públicas voltadas para esse público”.

Em São Francisco do Conde, 4.375 famílias foram beneficiadas no mês de novembro com o Bolsa Família, em um valor médio de R$ 208,89. Ao todo, cerca de R$ 1 milhão foi pago pelo Governo Federal, apenas neste mês, aos franciscanos. O município possui 332 famílias quilombolas cadastradas, sendo 296 beneficiadas com o BF. Famílias de pescadores artesanais são 292 na cidade, sendo 195 contempladas com o BF e, por fim, 16 famílias cadastradas como catadoras de material reciclável, sendo 8 beneficiadas com o BF.

O encontro reuniu representantes dos municípios de São Francisco do Conde, Nazaré, Santo Amaro, São Félix, Camaçari, Saubara, Maragogipe, dentre outros.