Programa São Francisco do Conde em Ação recebeu o secretário de Habitação e Regularização Fundiária

radioprogramaNesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o programa de rádio “São Francisco do Conde em Ação” recebeu o secretário de Habitação e Regularização Fundiária – SEHARF, Ruy Barbosa, para falar de temas de interesse da população franciscana como a regularização de imóveis na cidade. Isso significa que a Prefeitura, em 2015, vai ceder a comunidade os títulos de terra que garantem ao cidadão a posse do terreno onde ele vive.

O secretário Ruy Barbosa falou que a entrega dos títulos faz parte do programa Meu Lar e revelou que um dos motivos da ação é o entendimento da dificuldade da população em financiar imóveis na cidade, pela falta desta documentação. “Com o documento em mãos as pessoas podem comprar o seu imóvel financiado, através de bancos. Hoje, menos de 4% dos imóveis estão registrados”. Após o programa, o secretário esteve na comunidade do Alto da Bela Vista, no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho) para um encontro com a comunidade beneficiada, para fazer os esclarecimentos necessários.

Ruy Barbosa estima que 1.600 unidades habitacionais sejam registradas e disse ainda que o objetivo é que o projeto chegue a toda a comunidade. Entretanto, o primeiro passo será na Nova São Francisco, pois o terreno pertence a Prefeitura. Na primeira etapa do programa Meu Lar serão beneficiados moradores das seguintes localidades: Estrada de Campinas, Pitangueira, Frei Miguel, Policarpo de Oliveira e Batista Marques. “Esse documento significa a autoestima de ter o registro do seu imóvel. Esses títulos vão trazer grande benefício para o crescimento do município com o aquecimento da economia, pois as pessoas beneficiadas vão poder pegar crédito para compra e reforma das habitações. Quem tem comércio também vai ganhar”, frisou o secretário.

Para participar, o cidadão deve atender bem ao funcionário da secretaria e fornecer as informações sobre o imóvel para que eles possam providenciar os títulos. “Nos ajudem a transformar esse projeto em realidade e dar dignidade a vocês. O programa é mais um benefício da administração e o município não vai cobrar nada pelos documentos”.

Ao longo do programa, Ruy Barbosa também falou do sorteio das unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, que aconteceu na última sexta-feira (05), com objetivo de determinar a localização de cada mutuário dentro dos prédios. “A Secretaria de Habitação vai entrar em contato com os beneficiários para a assinatura de contrato e as pessoas vão poder visitar os imóveis antes de receber as chaves. O dia em que entregarmos as chaves para cada morador será a maior festa que São Francisco do Conde já fez”.

Por fim, o secretário falou de outros programas e projetos que favorecem o cidadão franciscano como o Sonho Meu: Minha Casa de Verdade, um programa municipal que dá acesso à população carente a moradia digna. “O prefeito pediu para vermos uma casa maior e mais completa para a população. Em 2015, teremos casas ainda melhores. Além disso, retornamos com o projeto ‘Tá Rebocado e Pintado’, já licitamos mais 1.000 casas para essas reformas. E temos também o programa de Unidades Sanitárias, que constroi banheiros para aqueles que não têm. Já em 2015, teremos a novidade do programa Caminho de Casa, que vai melhorar o acesso às moradias construindo contenção, escadaria, guarda corpo, corrimão e outros”.