Centenas de fiéis saudaram o padroeiro São Gonçalo com festejos e louvores

sao gonçalo 2015 sfco procissao e festa 1

Na última quarta-feira, dia 28 de janeiro, fiéis católicos lotaram a Paróquia de São Gonçalo, em São Francisco do Conde, para participar da festa em louvor ao padroeiro do município. As homenagens incluíram missa festiva e procissão pelas ruas da cidade. O cortejo foi animado pela Filarmônica Lira 30 de Março e o encerramento dos festejos se deu com a Benção do Santíssimo. A festa havia começado desde o dia 25 com o tema “Com São Gonçalo vivemos a alegria do Evangelho: Ide com São Gonçalo e fazei discípulos“.

Igreja Matriz de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo, padroeiro de São Francisco do Conde, tem sua festa em 28 de janeiro. A igreja é um dos mais belos templos da arte barroca do Recôncavo. No seu interior se encontra uma das grandes contribuições da cultura luso-brasileira para o barroco: as sete tribunas da nave (espaço, na igreja, desde a entrada até o santuário), em barroco foram construídas na segunda metade do século XVIII.

São Gonçalo – Chamava a atenção por sua modéstia, a candura e o esforço em se aperfeiçoar na prática da vida cristã e os progressos que ia fazendo nos estudos. Entre outros foram estes os motivos principais que moveram o arcebispo de Braga a admiti-lo, como seu familiar, e, sob os auspícios do prelado, cursou as disciplinas eclesiásticas, vindo a ser ordenado sacerdote e nomeado pároco da freguesia de São Paio (ou São Pelágio) de Riba-Vizela, apesar da sua humildade e resistência. Frei Gonçalo sempre promoveu o encontro de jovens, preparando-os para o matrimônio e mostrando a riqueza da santificação na vida conjugal.

No desempenho do seu múnus pastoral começou a brilhar na prática das virtudes, sobressaindo no zelo apostólico, na castidade e na prática das obras de misericórdia para com os pobres, gastando a maior parte dos rendimentos da paróquia em aliviar as suas necessidades materiais, sem esquecer as necessidades espirituais do seu rebanho, prodigalizando a todos amor e consolação. O notável santo português, morreu em 10 de janeiro de 1259.

Skip to content