Produção da decoração carnavalesca do município está com ritmo acelerado

carnaval das tradições aqui tem cultura 1Em São Francisco do Conde, o ritmo de produção da decoração e apetrechos do “Carnaval das Tradições – Aqui Tem Cultura” – tema da festa em 2015 – está em compasso acelerado.

Para dar conta de representar as figuras culturais do município, nas peças que vão ornamentar a cidade durante os festejos carnavalescos, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) está trabalhando com o apoio da KONEARTE – grupo que há 15 anos valoriza os artistas da cidade e oferece oficinas e cursos na área de artes plásticas – tendo a frente das produções 100% da mão de obra local.

Entre as figuras representadas nas peças estão os tradiocionais: Capabode, Caretas, Mandu, Nega Maluca, Reisado, Bumba Meu Boi, Paparutas, Lindro Amor, Menino de Lama, Amigo Folhagem, além do Trio Elétrico de Durval Sales – ele que é uma figura emblemática do município, o qual estará sendo homenageado durante o carnaval deste ano.

Enquando em Salvador o carnaval começou com a fobica, nos anos 50, foi Durval Sales, em São Francisco do Conde, o primeiro a colocar caixas de som em cima de um caminhão e chamar a população para sair às ruas, dando assim início ao carnaval como conhecemos hoje, com trios elétricos e blocos nas ruas.

Durval foi o mentor do trio elétrico. Ele sonhou em montar o som em cima de um caminhão, que conseguiu emprestado e colocou três caixas de som, chamando o veículo de ‘carro de folia’. O objetivo dele era movimentar a cidade e incentivar as pessoas a se apresentarem nas ruas, formando grupos, que mais tarde também deram origem aos blocos carnavalescos”, relata Antônio Carlos de Jesus, conhecido como Kauê, artista plástico do município e afilhado de Durval Sales. Com relação à produção dos artigos decorativos, ele completou: “estamos em fase de finalização, o que requer uma atenção dobrada com os detalhes das peças”. Ao todo, 20 pessoas estão trabalhando dia e noite para a produção das peças, que estão sendo criadas em compensados e tecidos com tintas e cordas de sisal.

Na manhã de sexta-feira, dia 06 de fevereiro, o prefeito do município, Evandro Almeida, esteve na SECULT conferindo de perto as criações dos artistas. “É motivo de alegria para mim ver as pessoas do município trabalhando com tanto afinco para criar esses objetos, que traduzem a cultura do nosso povo. Essas peças homenageiam pessoas e entidade folclóricas que todos na cidade reconhecem. Estou muito feliz em ver esse trabalho de perto”, disse emocionado o prefeito.