A Prefeitura de São Francisco do Conde apresenta programa “Sua Casa no Mapa”

Ôdecasa

Com o objetivo de planejar melhor a cidade, a Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde acaba de lançar o programa “Sua Casa no Mapa”. Através dele, agentes da Prefeitura irão visitar todos os imóveis do município para atualizar os dados cadastrais dos mesmos. Com isso, será possível realizar um melhor Planejamento Urbano e ampliar a oferta de serviços sociais, ambientais e econômicos da administração pública e de segurança jurídica. A ação irá acontecer dentro dos próximos meses.

Esse programa é uma parceria entre as secretarias de Habitação, Fazenda e Planejamento, e consiste em um cadastramento territorial, que será feito por agentes específicos em toda a cidade: nas ruas, escolas, casas, postos de saúde e vai funcionar como um senso municipal, cuja importância é colocar dentro das estratégias de trabalho da gestão informações reais que vão determinar os investimentos que serão feitos na cidade. É importante frisar também que os agentes de cadastramento serão pessoas do município”, esclarece a secretaria de Planejamento Silmar Carmo.

Ainda de acordo com a secretária, as atividades serão desenvolvidas da seguinte forma: “o agente, fardado e portando crachá de identificação, vai pegar as informações com os moradores sobre o que tem na moradia, quantidade de pessoas que vivem ali e se a família recebe benefícios sociais. Esses agentes vão utilizar uma máquina igual a utilizada pelo censo e esse cadastro vai possibilitar também a Secretaria de Habitação fazer a concessão de títulos de propriedade dos imóveis”, destaca.

Com esse mapeamento 9.500 imóveis entre sede e bairros serão beneficiados. Além disso, haverá também a doação de escrituras para 1.600 residências. Dentre os documentos que poderão ser apresentados aos agentes para comprovação dos imóveis estão: escritura, contrato de compra e venda e certidão que comprove a propriedade do imóvel.