População da Nova São Francisco beneficiada pelo Meu Lar deve entregar documentos a SEHARF

meu lar2O Programa Meu Lar, idealizado pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF) – cujo objetivo é regularizar as casas e construções em áreas de propriedade da Prefeitura – está em fase de coleta de documentação dos beneficiários que moram na área da Nova São Francisco, primeiro bairro contemplado pelo programa. Na primeira fase, a SEHARF identificou 1.740 unidades habitacionais e fez 1.792 selagens, que são as marcações feitas nas casas dos beneficiários, identificando a quadra, o lote, se existe construção no terreno, e a quantidade de casas, através de um selo cadastral com um código. O selo é a segurança de que o imóvel está cadastrado no projeto de Regularização Fundiária.

O bairro de Nova São Francisco foi dividido em 16 quadras para facilitar a identificação e a selagem.  Essa divisão é fundamental, pois trata cada localidade separadamente, otimizando o trabalho da equipe, facilitando a divulgação e assimilação das informações à comunidade. A entrega de documentos está acontecendo na SEHARF, na Rua Raimundo Ribeiro. A coleta dos documentos é para poder dar entrada junto ao cartório e fornecer a escritura. As datas para entrega de cada documentação dos moradores é específica e tudo é comunicado aos moradores com antecedência.

Realizamos anteriormente na própria secretaria o cadastro de famílias que tinham casas em terrenos irregulares, baseado em alguns critérios como: residir há no mínimo 05 anos no local, imóvel com área abaixo de 250m², renda familiar de até 5 salários mínimos, dentre outras condições. No total serão cerca de 2.000 títulos entregues pela Prefeitura”, esclareceu o secretário de Habitação, Ruy Barbosa.

A adesão ao programa é gratuita e já foi realizada em um momento anterior pela SEHARF. O morador que aderiu ao “Meu Lar” terá direito de fazer a transferência do lote, tomar empréstimos para melhoria habitacional, entre outros benefícios. Mais informações sobre o programa no telefone: (71) 3651-8101.