São Francisco do Conde foi representado em Congresso Pan Africano

Congresso Pan Africano

A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde esteve representada durante os dias 04 e 08 de março na 1ª Etapa da Construção Política do 8º Congresso Pan Africano, que aconteceu em Accra – Gana – África do Oeste. O servidor municipal, coordenador do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial – DEPIR, de São Francisco do Conde, Samuel Azevedo, participou do evento a convite do Comitê Internacional de articulação local do congresso.

Azevedo esteve como delegado, representando o Brasil, a Bahia e o município de São Francisco Conde. O evento constitui mais um esforço político da comunidade diasporica internacional, no sentido de encontrar alternativas para o enfrentamento sistemático ao racismo e todas as formas de preconceito. O congresso reuniu autoridades de vários locais do mundo, sobretudo, os representantes do continente africano.

A discussão girou em torno de temas atuais como: desenvolvimento, avanços tecnológicos, violência, religião, liberdade e independência de alguns países africanos que lutam por emancipação política e econômica. Houve uma abordagem conceitual Pan Africanista, sobre seu conteúdo e conceito, utilizando os dados e resultados até aqui alcançados.

A nossa participação teve como objetivo central propor e provocar o Comitê Internacional a analisar a possibilidade de que a próxima edição do congresso fosse realizada no Brasil, especificamente nas cidades de Salvador e São Francisco do Conde, no estado da Bahia. Entendemos que a experiência de trazer para o Brasil uma discussão absolutamente atual, importante e necessária em torno do conceito ideológico Pan Africanista trará para o país a possibilidade de reoxigenar a discussão em torno do racismo, homofobia, xenofobia, e outras formas de preconceito“, declarou Azevedo.