77 anos de Emancipação foi comemorado em grande estilo em São Francisco do Conde

77 anos emancipação 1O dia 30 de março começou cedo em São Francisco do Conde com as comemorações ao aniversário de 77 anos da Emancipação Política da cidade. A primeira atividade do dia foi à alvorada e mais tarde, às 08h, o ato cívico que contou com a presença de diversas autoridades, apresentações das fanfarras das escolas municipais, apresentações culturais e também com a participação da comunidade franciscana.

Logo no início do evento houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e São Francisco do Conde, conduzido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Robson Portugal, o tenente coronel Genilson Santiago, comandante da 24º Grupamento de Bombeiros Militar e pela secretária de Gabinete, Wanda Nunes.

Em seguida, as autoridades foram conduzidas ao palco de pronunciamentos. Marcaram presença os secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Militar e do Grupamento de Bombeiros Militar, assessores municipais. O prefeito Evandro Almeida, acompanhado da secretária da Educação Ana Christina Oliveira e da assessora de Comunicação Vanessa Dantas, esteve ausente do ato cívico, devido à assinatura do Pacto pela Educação que aconteceu na manhã desta segunda, 30, na capital baiana com o governador Rui Costa, juntamente com prefeitos de mais 309 municípios.

“É com muita alegria que comemoramos hoje os 77 anos de Emancipação Política do nosso município. Hoje é um dia de festa, de democracia. Dia de enfatizarmos que o povo fez e faz parte desse capítulo”, declarou o presidente da Câmara de Vereadores Robson Portugal.

Representando a secretária da Educação, Ana Christina Oliveira, a subsecretária da Educação Ússula Flávia falou da emoção de fazer parte daquele momento: “Fico feliz e emocionada em ver a apresentação dessas fanfarras e lembrar que um dia eu estive ai, como aluna da rede. Feliz por ver que pude crescer que estar aqui nesse palco hoje. Essa terra é nossa e viver aqui faz toda diferença”, conclui.

“Esse programa é outro grande passo importante rumo a excelência na educação do nosso município e, consequentemente, do nosso Estado. Tenho dito que as premissas da minha gestão para esses dois anos são Educação e Saúde. Assim sendo, São Francisco do Conde vai trabalhar todos os eixos do Pacto pela Educação, na perspectiva de alcançarmos resultados mais satisfatórios em nossos indicativos e na vida escolar dos nossos alunos”, afirmou Evandro Almeida.

Durante a tarde, a juventude do município participou do Primeiro Aulão de MMA, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Atenção à Juventude- DEJUV.

À noite, a cidade foi tomada pela alegria em palco montado na Orla Marítima, com a apresentação do cantor franciscano Tom Black, que profetizou bênçãos e muita paz para os franciscanos. O cantor, finalista no programa Ídolos, agora dedica sua carreira a música religiosa.

A partir das 20h, quem fez a festa no Aniversário de 77 anos de Emancipação foi o grupo É O Tchan, que com sua irreverência animou o público e fez tudo mundo dançar. Após uma bela queima de fogos, a atração final da noite foi Tayrone Cigano, que levou o arrocha e a sofrência para o público franciscano que cantou junto todas as canções.

Cerca de 5 mil pessoas acompanharam o festejo durante a noite, segundo dados da Polícia Militar.