Agricultores de Jabequara das Flores foram certificados em cultivo de maracujá e banana


capacitação macaruja banana capa
Agricultores familiares de Jabequara das Flores foram certificados pela Secretaria de Agricultura e Pesca – SEAP de São Francisco do Conde, através de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR em dois cursos: cultivo de maracujá e cultivo de banana. Ao todo 30 agricultores foram capacitados. A certificação aconteceu na Associação Comunitária de Jabequara, onde participaram o secretário de Agricultura e Pesca – SEAP, Arlindo Amaral e os técnicos do Departamento de Agropecuária.

Os agricultores capacitados atuam na produção dos alimentos que compõem a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o curso teve como objetivo ampliar a produção dos lavradores. “Através do curso implantamos o cultivo do maracujá no município, que é uma cultura nova. O objetivo do curso foi principalmente aumentar a produtividade desses produtores rurais através do ensino de novas técnicas de cultivo. Nós estivemos em reunião com a comunidade e eles escolheram qual curso era viável para eles”, explica Manuela Pedreira, diretora de Agropecuária e Desenvolvimento Rural do município.

A carga horária do curso foi de 24h com aulas práticas e teóricas. “As recomendações técnicas dadas pelos instrutores durante os cursos, são muito importantes, pois, só assim os agricultores familiares do município poderão investir e aumentar a produção”, afirmou Arlindo Amaral.

Skip to content