CMDCA promoveu IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

DSC_7055

Nesta quarta-feira (29), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, durante todo o dia. O tema da vez foi “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”.

Estiveram na mesa solene do evento o secretário de Governo, representando o prefeito Evandro Almeida; o gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Adailton Agra, representando o secretário da pasta Aloísio Oliveira; os vereadores Eliezer de Santana e Venilson Chaves (Cravinho); o presidente do Conselho Tutelar de São Francisco do Conde, José Carlos; a representante das escolas particulares do município, Ana Clara Ferreira; o jovem Isaac Santos, que representou o município na última Conferência realizada em Brasília; a jovem Milena Pereira, do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista e o presidente do CMDCA Antônio Amorim.

Aproveitem ao máximo essa Conferência, pois é uma oportunidade para se expressarem. Não tenham medo de expor suas opiniões. Gostaria de parabenizar aqui ao Conselho pela realização do evento”, declarou o jovem Isaac Santos.

O presidente do Conselho Tutelar José Carlos chamou atenção para o fato de que a juventude precisa de fato de uma atenção especial.Nossos jovens são o futuro do mundo, mas não há futuro se não dermos condições a esses jovens como: saúde e educação”, disse.

Já o gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), Adailton Agra, enfatizou que aquele era um momento de muito trabalho. “Esse é um momento importante, em que podemos colocar as propostas para nosso município. Momento de trabalho, de apresentarmos propostas para que o município possa dar continuidade as ações que já são desenvolvidas. As crianças e os adolescentes devem ser nossa prioridade”, afirmou.

O presidente do CMDCA Antônio Amorim chamou atenção para as inscrições de novos conselheiros que está ocorrendo e irá escolher membros do Conselho da sede e de Mataripe (ainda a ser implantado). “Nosso mandato vem sendo de muita luta para atender todas as demandas, no que se refere à criança e ao adolescente”, finalizou.

O evento ainda contou com a palestra de Eduardo Ribeiro sobre “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia”. Em seguida, eixos temáticos foram debatidos:

01: Promoção dos Direitos de Criança e Adolescentes. 02: Proteção e Defesa dos Direitos. 03: Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes. 04: Controle Social e Efetivação dos Direitos. 05: Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Também foram escolhidos os delegados para Conferência Territorial.