SEDUC promoveu encontro entre família e escola através do SEFE

GIL_1931

A Secretaria Municipal da Educação – SEDUC promoveu nesta quinta-feira, 30, um encontro com os pais de alunos no CEJAL (Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho) para apresentação do Sistema Educacional Família e Escola – SEFE, que é um novo sistema educacional que está sendo implantado na rede municipal de educação de São Francisco do Conde. O evento reuniu famílias de alunos da Educação Infantil. Atualmente, São Francisco do Conde possui cerca de 2.100 alunos entre creche e pré-escola.

Desde a Jornada Pedagógica 2015 começamos com a implantação deste sistema. Oficialmente, iniciamos ele no dia 28 de abril, quando promovemos um encontro com os gestores, professores, coordenadores e auxiliares de classe para apresentar o kit com os livros que serão usados pelos professores, alunos e pais. Apresentamos o SEFE e de que forma os nossos professores deverão trabalhar e desenvolver esse sistema em sala de aula. Esse encontro teve continuidade no dia 29 e hoje, dia 30, estamos com os pais para mostrar a importância que as famílias têm no processo da educação. Precisamos que os pais estejam mais presentes no dia a dia dos filhos na escola”, declarou a diretora pedagógica do município, Ana Lucia Brito de Santana.

Estão sendo distribuídos nas escolas os kits do SEFE que reúne livros que irão nortear os professores desde o Grupo I ao Grupo V e de atividades para os alunos e pais. “O grande diferencial do SEFE é o envolvimento das famílias no processo de aprendizagem dos alunos. Nosso material foi pensado para atender a Educação Infantil. É fundamental o envolvimento da família nesse processo para que possamos obter bons resultados”, enfatizou o gerente regional do SEFE, Ademilton Ramos.

“Iremos desenvolver acompanhamentos mensais nas escolas através do SEFE para verificar como está sendo a percepção do sistema e o que pode ser feito para aprimorá-lo”, disse a gerente da Educação Infantil da SEDUC, Maria Diana Oliveira.

Para a diretora da Escola Quintino Nascimento (Paramirim), Tatiane da Nova, o SEFE é mais um suporte que a gestão vem buscando para melhorar a educação no município. O que é novo causa várias sensações. A minha nesse momento é positiva. Esse sistema será agregado e contribuirá com o que já se faz para que no final tenhamos um resultado positivo com nossas crianças”, concluiu.

O Sistema Educacional Família e Escola tem como tripé a criança, a família e a escola e enfatiza a parceria entre a família e a escola em busca de: amor, cuidar e educar. Outros encontros serão realizados com pais, gestores, professores, coordenadores e auxiliares de classe com a data ainda a ser definida, previsão para o mês de julho.