XII Taça Baiaco de Futebol de Areia reuniu público de todas as idades

GIL_3168

Na sexta-feira, 01 de maio, Dia do Trabalhador, 08 equipes de futebol se reuniram na área de praia que fica atrás da rodoviária para disputar a XII Taça Baiaco de Futebol de Areia. Jovens, adultos e idosos foram conferir de perto a acirrada disputa. A competição envolveu jogos de futebol de areia e golzinho para as crianças.

Os times reuniram 15 atletas por agremiação e para a entrega da taça de campeão foi homenageado o recordista de partidas pelo Bahia na série A do Campeonato Brasileiro, com 448 aparições, Edvaldo do Santos – Baiaco. A competição existe há 12 anos e é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SECEL e pelo professor Venilson Chaves, popularmente chamado de Cravinho. “A Taça Baiaco surgiu em 2004, através de um trabalho conjunto com a coordenação de esportes do município. Usamos o mesmo espaço onde Baiaco iniciou sua carreira. Baiaco jogava o baba nesta área quando foi descoberto. Ele é um grande ídolo e eu sou fã das pessoas que elevam o nome de São Francisco do Conde como Baiaco, Osmar Machado, Juarez Dias e Mestre Mário da capoeira. Precisamos fortalecer as atividades culturais e esportivas para dar ocupação para a juventude.”, explicou professor Cravinho.

É muito importante desenvolver o esporte no município. A homenagem a Baiaco também é muito justa. Ele é um herói nacional e merece todas as honras”, declarou Lucas Santana Araújo, atacante da equipe do ASCRE.

“Baiaco é um símbolo da nossa cidade. Ele é merecedor de todas as honras e se faz aqui presente hoje. O esporte é o maior caminho, junto com a educação, para socializarmos os jovens da nossa cidade e queremos levá-lo para todos os bairros e não apenas para a sede. Estamos felizes de poder proporcionar esse momento para os munícipes. Nossa obrigação é revelar talentos, pois temos atletas no futebol, karatê, futsal, atletismo, jiu jitso e outros”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer do município Carlos Alberto Bispo, o popular Nem do Caípe, durante a realização do evento.

Quem prestigiou de perto a competição foi o grande homenageado do dia: Baiaco, que deu seu parecer sobre os novos talentos: “A competição está bacana. Todo ano Cravinho faz essa brincadeira e aqui tem muito jogador bom. A gente precisa tirar esses meninos da rua. Precisamos ver brilhar os filhos da terra ”, frisou Baiaco que no domingo (04), subiu ao pódio da Arena Fonte Nova para entregar as medalhas de Campeão Baiano para os jogadores da equipe do seu coração, o Bahia Esporte Clube.

O vencedor da Taça Baiaco 2015 foi a equipe Vida Saudável, da Pitangueira e o vice-campeão foi o time da Santa Rita.

Além da Taça Baiaco, aconteceu no fim de semana a 5ª Copa Metropolitana, no Estádio Junqueira Ayres, no sábado (02), contra a equipe de Madre de Deus. A 1° rodada da competição terminou em 1 x 1.