SEDES promoverá diversas atividades para celebrar o Maio Negro

MAIONEGROA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Promoção à Igualdade Étnico Racial – DEPIR, de São Francisco do Conde está com uma programação repleta de atividades para o mês de Maio em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura e também Dia Municipal dos Povos de Matriz Africana, celebrado em 13 de maio.

“O mês de maio vem sendo palco de diversas manifestações das ações afirmativas promovidas pelo movimento negro brasileiro, como forma de nos manter ligados com o continente africano e promover a reafirmação da contribuição negra na formação social, cultural e política da sociedade brasileira”, declarou o gerente do DEPIR, Samuel Azevedo.

Confira a agenda dos eventos programados para o Maio Negro:

– Dia 07 de maio, quinta-feira das 09h às 12h na Câmara Municipal de São Francisco do Conde acontecerá – Encontro Mulheres Negras na construção da Igualdade Racial e de Gênero. Este evento é uma parceria da Unilab, Emunde, Gabinete do Vereador Eliezer Santana, Rede de Desenvolvimento Humano REDEH, Rede de Mulheres Negras da Bahia e SEDES/DEPIR.

Na ocasião haverá o Lançamento do Kit Lélia Gonzalez: O Feminismo Negro no palco da história. Kit composto por: (vídeo, almanaque e livro foto biográfico).

Lançamento do Livro: Políticas de Promoção da Igualdade Racial: 1986 a 2010, da Professora Doutora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB – e integrante do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) Matilde Ribeiro.

– Dia 13 de Maio, quarta-feira das 09h às 12h na Câmara Municipal de São Francisco do Conde – Sessão Solene em celebração ao 1º ano da Lei 361/2014 que estabelece o dia 13 de Maio como dia Municipal das Religiões de Matriz Africana de autoria da vereadora Arlete Medeiros.

– Dia 13 de Maio, quarta-feira das 15h às 18h Roda de Diálogo do Povo de Santo no Mercado Cultural de São Francisco – Comemoração da Lei 361/2014.

– Dia 25 de Maio, segunda-feira das 08h às 18h Dia da África, comemoração pelos alunos da UNILAB que compõe a CPLP. O dia 25 de maio é celebrado como “Dia da Libertação Africana”. A data marca a fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963 em Addis Abeba, na Etiópia. Participaram daquele momento histórico 32 Estados Africanos. Àquela altura, dois terços do continente havia alcançado a independência do domínio colonial. Nesta reunião a data de Dia da Liberdade da África foi alterada de 15 abril para 25 maio e renomeado para Dia da Libertação Africana. Desde então 25 de maio tornou-se a referência simbólica e pragmática dos objetivos estratégicos e políticos do movimento Pan-africano.

– Dia 29 de Maio, sexta-feira das 09h às 13h – Maio da Diversidade no CEJAL proposta de diálogo com representantes do GLBT, mobilidade urbana, para deficientes visuais e cadeirantes.

– 30 de Maio, sábado das 09h às 17h – Feira das Nações proposta do Emunde em diálogo com a UNILAB.

Mais informações com a SEDES: (71) 3651- 4730.