Celebração do 13 de Maio – Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas

Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas1

As secretarias municipais de Cultura e Turismo (SECULT) e de Desenvolvimento Social (SEDES) – através do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico Racial (DEPIR) – convidam a comunidade franciscana para celebrar o 13 de Maio, nacionalmente marcado pela Abolição da Escravatura.

Desde 2014, graças à Lei Municipal 361/2014, a data também é comemorada em São Francisco do Conde como o Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas. Na ocasião haverá sessão especial na Câmara de Vereadores, às 09h, para celebrar a conquista.

Na ocasião também haverá a posse dos membros da Associação de Matrizes Africanas, cuja eleição aconteceu no último dia 29 de abril, na SECULT, e contou com a presença de representantes de 15 terreiros do município. Serão empossados: a presidente – Sônia Sena (conhecida como Sônia Mangabeira), o vice-presidente – Fernando Carvalho, a secretária – Alva Célia e a tesoureira – Luciana Souza.

Durante o dia 13, ainda, será realizado das 08h às 18h Roda de Diálogo do Povo de Santo, no Mercado Cultural de São Francisco.

A lei foi sancionada pela prefeita Rilza Valentim (in memoriam), no ano de 2014. O evento é uma parceria das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social com a Câmara de Vereadores.

Mais informações com a SEDES: (71) 3651-4630 ou SECULT: (71) 3651-3072.