Programa São Francisco do Conde em Ação desta quarta-feira (20) traz o secretário de Turismo como convidado

radioprograma1

O Programa São Francisco do Conde em Ação, em sua 26ª edição, desta quarta-feira (20), traz o secretário de Turismo José Carlos Reis como convidado da vez. Na pauta do programa foram abordados os seguintes temas: Serviço de Atendimento ao Turista, aluguel de casas para o Arraiá do Chico 2015, passeios náuticos e a Audiência Pública sobre a Ilha de Cajaíba, além de perguntas dos ouvintes.

O secretário começou falando sobre o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que é um receptivo que funciona como um espaço de informação e intermediação de serviços junto à população para os turistas. “Nesse São João um dos serviços oferecidos é o aluguel de casas, onde os munícipes que queiram ter suas casas alugadas precisam ir ao SAT, que fica no Mercado Cultural, e cadastrar o imóvel. Esses imóveis que ficam disponíveis para o período junino são disponibilizados para os turistas, que devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Turista através do telefone 71 3651-3930”, disse.

José Carlos falou também sobre o Passeio Náutico oferecido pelo SAT. “Os interessados devem entrar contato pelo telefone do SAT e agendar o passeio, que pode ser feito em dois roteiros: o histórico cultural e o berçário das garças”.

Ao ser questionado sobre a Audiência Pública que vai apresentar o Plano Urbanístico Específico da Ilha de Cajaíba, ele convidou toda a população para o evento que acontecerá no dia 10 de junho, às 09h, na Câmara Municipal. “Será apresentado e discutido o Plano Urbanístico da Ilha de Cajaíba. Essa é uma ação da Secretaria de Planejamento em parceria com as secretarias de Turismo e de Meio Ambiente, que tem como objetivo o alcance de transformações urbanísticas estruturantes, melhorias sociais e valorização ambiental, onde mais de 70% da ilha será transformada em uma unidade de preservação para estudo da biota da Baía de Todos-os-Santos”, declarou Reis.

O secretário foi questionado também sobre a realização de novos projetos e ações: “temos o turismo cidadão que irá proporcionar aos franciscanos um passeio guiado, de forma estruturada e pedagógica, para que possam conhecer a cidade em que vivem. O terreiro criativo que irá incentivar a formação e desenvolvimento de empreendimentos criativos em terreiros a partir da economia criativa para que esse espaço possa servir de atrativo para o turismo étnico-afro. Outra ação que a secretaria vem desenvolvendo é a sinalização náutica para a implantação da linha marítima São Francisco do Conde – Salvador, uma realização das secretarias de Turismo, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. E, por fim, a criação de um equipamento de lazer que deve ser entregue a população na Ilha de Cajaíba até o final deste ano”.

O programa contou a participação de dois ouvintes. Um deles perguntou sobre as ações da secretaria a curto prazo e Zé Carlos declarou que são as ações de entrega do equipamento de lazer em Cajaíba até o final do ano e o projeto do Turismo Cidadão que têm como proposta estar funcionando até o mês de setembro. Outra ouvinte questionou sobre a realização do passeio náutico durante o período junino e o secretário esclareceu que o serviço foi lançado no São João do ano passado, mas ele vem sendo oferecido durante todo o período do ano e que deve ser agendado com o SAT, através do telefone (71) 3651-3930.