Estudantes da Unilab celebram Semana do Continente Africano de 22 a 25 de maio

semana da africa unilab 2015

São Francisco do Conde vai celebrar a Semana de Comemoração do Continente Africano, entre os dias 22 a 25 de maio. A iniciativa aconteceu através dos estudantes da Unilab, que fazem parte da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA), composta pelos alunos africanos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, que vieram dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A iniciativa organizou uma programação incluindo palestras, oficinas de trança, maquiagem, turbante, gastronomia, desfile, exposição, poesia, teatro, dança, e uma meia maratona sob o lema “África Positiva”. Com o evento, eles pretendem apresentar aos cidadãos de São Francisco do Conde a cultura africana, diferente do que a mídia apresenta, e sensibilizar e conscientizar a população dos diferentes países e culturas que compõem o processo da integração internacional da Unilab.

A abertura da Semana do Continente Africano será no dia 22 de maio, às 09h, na sede da universidade e apresentará ao público uma palestra com o tema África Positiva, cujo objetivo é desmistificar o continente como um local que é fonte apenas de notícias negativas como fome e doenças. O evento também será levado as escolas municipais com palestras dos alunos africanos.

Dando continuidade as ações, no dia 23 de maio, acontece também na Unilab uma série de oficinas voltadas para a beleza e estética africana com aulas de tranças, turbantes, maquiagem, gastronomia e música. As atividades começam a partir das 09h.

Já no penúltimo dia das atividades comemorativas a Semana do Continente Africano, vai acontecer uma caminhada saindo da Unilab, na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, com sentido ao Centro da cidade – orla. E as comemorações terminam com uma festa que vai encerrar as atividades.

Dia da África – Dia 25 de Maio de 1963 foi estabelecido como o Dia da África, uma data que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência. No mesmo dia, em 2011, a universidade também deu início às suas atividades letivas no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Por tudo isso, a Unilab vem a cada ano dedicando uma série de atividades que celebram a relação Brasil – África.

 

Skip to content