Estudantes da Unilab promoveram abertura da Semana do Continente Africano

semana da africa 2

São Francisco do Conde comemorou junto com os estudantes africanos da Unilab, (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), a Semana do Continente Africano, que começou nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 25 de maio. A iniciativa aconteceu através dos estudantes da universidade, que fazem parte da Associação dos Estudantes e Amigos da África (ASEA), composta pelos alunos africanos, que vieram dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Na mesa de abertura estiveram presentes o coordenador do evento da Semana da África, Robert Fox; o presidente da ASEV, Beto Infande; o coordenador do curso de Letras, Paulo Sérgio de Proença; Leila Machado, da PROPAAE – Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis; Ana Bispo, do Departamento de Promoção a Igualdade Racial – DEPIR; Felipe Santos, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT); Alexandre Bravo, presidente do Centro Acadêmico.

Ana Bispo, da DEPIR, parabenizou Beto e todos os estudantes africanos e falou da importância de vestir a camisa e acreditar na missão que eles têm com sua educação. “Vocês vêm para esta cidade, saem do seu país e de perto da família de vocês por um objetivo maior e não podem esmorecer. Dificuldades e racismo vão existir e precisam ser vencidas. Fico muito feliz em ver que vocês estão trazendo uma celebração sua para o nosso país”.

semana da africa 5

Já Leila Machado, da PROPAAE, lembrou a riqueza e mistério que envolvem o país e elogiou a iniciativa de aproximar os povos brasileiros e africanos através destas iniciativas. Felipe Santos, da PROEXT, falou da importância de romper o cabresto colonial e as práticas de racismo enraizadas na cultura brasileira. Beto Infante, da Associação dos Estudantes e Amigos da África, agradeceu a organização do evento e falou da importância de deixar seu legado na vida: “o valor da vida está nas coisas que fazemos para torná-la melhor”, afirmou. Ele também falou que: “nosso objetivo é deixar um legado em São Francisco do Conde e cada um aqui é responsável por contribuir com isso. A mídia mostra a África como luga da fome, da pobreza, da doença e de pessoas não capacitadas. Vamos mudar essa ideia das pessoas”, frisou.

O coordenador do curso de Letras, Paulo Sérgio de Proença, fez um discurso emocionado: “que esse momento possa ser inspirador, assim como vocês estão sendo para mim. Eu aprendi com o povo africano duas lições: respeito e tolerância a diversidade”. Ele também salientou que: “o fato de ser brasileiro não me torna pior ou melhor que os africanos, europeus e americanos. Não podemos alimentar um discurso de ódio e superioridade. Eu estou aprendendo com a luta e resistência de vocês. O passado da África foi o pior possível, mas no presente temos que lutar para ter um amanhã compatível com as nossas aspirações”, afirmou.

No final do evento, o estudante Iruan agradeceu a oportunidade de assistir ao evento e ao país que o acolheu. Por fim, o aluno citou Nelson Mandela: “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto”.

semana da africa 3 Finalizando o evento, os alunos apresentaram um vídeo que mostra a África sobre a perspectiva do progresso com seus prédios monumentais, capitais desenvolvidas e paisagens cosmopolitas.

Dando continuidade as ações, no dia 23 de maio, acontece também no Mercado Cultural uma série de oficinas voltadas para a beleza e estética africana com aulas de tranças, turbantes, maquiagem, gastronomia e música. As atividades começam a partir das 09h.

Já no penúltimo dia das atividades comemorativas a Semana do Continente Africano, vai acontecer uma caminhada saindo da Unilab, na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz (Baixa Fria), com sentido ao Centro da cidade – orla. E as comemorações terminam com uma festa que vai encerrar as atividades.

Dia da África – Dia 25 de Maio de 1963 foi estabelecido como o Dia da África, uma data que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência. No mesmo dia, em 2011, a universidade também deu início às suas atividades letivas no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Por tudo isso, a Unilab vem a cada ano dedicando uma série de atividades que celebram a relação Brasil – África.