Confira os principais destaques do Programa São Francisco do Conde em Ação desta quarta, 27

radioprograma1

A 27ª edição do Programa São Francisco do Conde em Ação recebeu nos estúdios da AGECOM (Assessoria Geral de Comunicação) o prefeito Evandro Almeida. Na pauta da entrevista o gestor falou sobre a certificação de 300 jovens em cursos de qualificação, promovidos gratuitamente pela Prefeitura, e dos planos municipais de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Além disso, falou de temas relacionados à Educação, tanto no que se refere às escolas municipais quanto à Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira).

O primeiro tema do programa foi a certificação dos 300 jovens franciscanos, que será no dia de 01 de junho. “É sem dúvidas um ganho na vida deles, onde cada um desses jovens passa a adquirir uma profissão, além de ser um ganho para o município, que passa a ter mão de obra especializada e qualificada. Mostra também que a gestão municipal está cumprindo o seu papel de cada vez mais oportunizar aos jovens do município uma profissão e com isso poderem disputar igualitariamente uma vaga no mercado de trabalho”, salientou o prefeito de São Francisco do Conde.

Os jovens que serão certificados participaram de cursos de Salvatagem, Solda, Rotinas de Pessoal, Atendimento ao Cliente, Recepcionista, Rotinas de Escritório, Técnicas de Vendas, Promoções de Vendas e Vitrines Criativas. O prefeito aproveitou a oportunidade e convidou toda a comunidade para participar deste momento solene: “lembrando que a cerimônia será na Câmara de Vereadores, a partir das 07h, e eu conto com a presença de todos vocês. É o momento de reconhecermos toda a garra e esforço dos nossos jovens na busca por um futuro melhor”.

Quanto ao tema educação foram abordados: processo de avaliação e adequação do Plano Municipal da Educação e os cartões para recebimento do benefício do Educa Chico, que já começaram a ser entregues aos pais. “O Plano Municipal da Educação é uma política educacional que corresponde as demandas reais da educação no município. Ele surgiu a partir do Plano Nacional de Educação, aprovado em 25 de junho de 2014, institucionalizado pela lei 13.005/2014. Essa ação resultará nas diretrizes educacionais do município para os próximos 10 anos”. Ele ainda salientou que “o plano traduz o anseio de uma coletividade e está sendo realizado com reuniões com professores, coordenadores pedagógicos, gestores e técnicos da Secretaria da Educação”.

educa chico 2014Já com relação ao Programa Educa Chico, que na última sexta-feira, dia 22, entregou os cartões para recebimento do benefício, o gestor salientou: “com o ‘Educa Chico’ os estudantes têm uma ampla oferta de ações educativas em turno oposto a sala de aula, o que contribui para a promoção do fortalecimento e integração das ações voltadas para a formação integral na educação. Através do conjunto de ações promovido pelo Educa Chico pretendemos diminuir as distorções de série e idade, diminuir a evasão escolar e melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula”. Ainda segundo Evandro Almeida, mais de R$ 2 milhões estão sendo investidos no Educa Chico, Lei Municipal Nº 334/2013, de 06 de dezembro de 2013.

A entrega dos cartões está acontecendo nas escolas: Centro Educacional Claudionor Batista (CECBA) – Monte Recôncavo e Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios (CEJACR) – Pitangueira. O programa ainda atende ao Instituto Municipal Luiz Viana Neto (ILVN) – sede e ao Centro de Estudos de Aperfeiçoamento do Saber (CEAS), localizado no bairro de Caípe.

Sobre a Unilab, que completou um ano no município, o prefeito falou: “em 20 de maio, estivemos em reunião com a direção da Unilab, para saber as perspectivas de expansão que estão voltadas para implantação do curso de Medicina em São Francisco do Conde, que é uma ação importante para a região, uma vez que vai aumentar a capacidade de atendimento à saúde da população local e dos povos africanos que a Unilab tem parceria – e também expansão de outros cursos de graduação para 2016, além dos impactos no crescimento da região em diversos setores como, por exemplo, economia, construção civil, entre outros”.

UNILAB-1

A Unilab pretende investir R$ 34 milhões nos próximos dois anos na construção de blocos que servirão às áreas acadêmicas e administrativas. Ele também aproveitou o espaço do programa para parabenizar a universidade. “Quero em público parabenizar a Unilab que, no último dia 21 de maio, completou 5 anos de atividades letivas no Ceará e 1 ano em São Francisco do Conde. Reconhecendo o trabalho desta instituição, a Assembleia Legislativa da Bahia promoveu uma audiência pública. Foi um momento muito bonito, onde também comemoramos o Dia da África, que é celebrado em 25 de maio. Na ocasião, foi assinado entre a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia um termo de cooperação com a Unilab, que passa a integrar a Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa”, declarou.

saneamento basico residuos solidos evento 3O prefeito ainda falou das diversas audiências públicas que o município está promovendo para ouvir os anseios da comunidade. “As audiências públicas são os instrumentos de participação popular, garantido pela Constituição Brasileira, que orientam a gestão na tomada de decisões para o que for melhor para as comunidades e a gente pretende continuar trabalhando dessa forma, ouvindo a população”. Ele falou ainda da sua participação na apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, uma ação que se realizará conjuntamente entre as secretarias do Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Serviços Públicos. E lembrou que na quinta-feira, dia 28, acontecerá a Audiência Pública do 1° Relatório Quadrimestral da Secretaria da Fazenda, para efeitos de transparência, controle e fiscalização da gestão fiscal. E no dia 10 de junho, ainda vai haver a audiência pública para a apresentação do Plano Urbanístico Específico da Ilha de Cajaíba, que será promovida pela Secretaria de Turismo em parceria com as secretarias de Planejamento e do Meio Ambiente.

Mônica Franca e Henrique Pena ainda falaram com o prefeito sobre os avanços no diálogo com a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento para o sistema de abastecimento de água de São Francisco do Conde. “Estive reunido com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, e o deputado federal Cacá Leão, para mais uma vez dialogarmos sobre o sistema de abastecimento de água de São Francisco do Conde. O secretário se mostrou sensível ao problema que o nosso município enfrenta e se comprometeu em ajudar a realizar o projeto que a Embasa elaborou para resolver essa questão em São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus”.

Skip to content