Defeso Inverno 2015 cadastrou 414 pescadores e marisqueiras em São Francisco do Conde

defeso inverno 2015

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP, realizou entre os dias 19 e 26 de maio as inscrições de pescadores e marisqueiras para recebimento do Defeso Inverno 2015, Lei Municipal N° 388/2015, que dispõe sobre a concessão de benefício ao pescador profissional que exerce a atividade pesqueira de forma artesanal, durante o período de defeso.

Ao todo foram 414 inscritos este ano e, após o cadastro, a etapa seguinte será a análise das informações que foram passadas pelos profissionais da pesca a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento, que é composta por 2 representantes de pescadores do município e 3 representantes da gestão municipal, sendo dois deles da SEAP e um da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento – SEFAZ. Desta forma, a comissão analisa se todos os inscritos atendem aos critérios exigidos para o recebimento do benefício e atestam a veracidade das informações fornecidas.

O trabalho da comissão vai desde a inscrição dos pescadores junto a SEAP, passa pela análise de toda a documentação entregue e até visitas domiciliares, em casos de dúvidas e, por fim, eles acompanham o pagamento do benefício ao pescador e marisqueira.

11059359_1577214789207493_2220328867411141449_n

Entre a documentação exigida para pleitear o defeso estão: documento de identidade e CPF (cópia); comprovante de que reside no município há pelo menos 05 (cinco) anos; Registro de Pescador Profissional emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com antecedência mínima de 03 (três) anos da data do início do período de defeso; atestado da colônia de pescadores Z-05 ou associação cadastrada na SEAP; comprovante de que não está em gozo de nenhum benefício de prestação continuada; e, certidão de inexistência de benefícios emitida pelo INSS.

A Medida Provisória (MP) de número 665, de 30 de dezembro de 2014, altera a lei n° 7.998, de janeiro de 1990, que regulamenta o Programa do Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT e altera a Lei n° 10.779, de novembro de 2003, que dispõe sobre o seguro desemprego para pescador artesanal e prevê novas regras para a concessão dos benefícios do seguro-desemprego e do abono salarial para o pescador artesanal (seguro defeso), nos termos a seguir:

Relativamente às mudanças trazidas pela MP nº 665, de 2014, nas regras relativas aos valores pagos aos pescadores artesanais no período do defeso, as alterações trouxeram requisitos mais rígidos, especialmente, no que importa à comprovação da condição de pescador profissional que exerce a atividade de forma artesanal. O benefício é de um salário mínimo mensal e o período de concessão máximo é de 5 meses, prorrogáveis por mais um mês a critério do Conselho Deliberativo do FAT (Codefat).

11350427_1577214915874147_5883973358938160124_n

Isso significa dizer que o pescador profissional para ter acesso ao benefício deve exercer a atividade de maneira exclusiva e ininterrupta, por 12 meses anteriores ao defeso em curso, e deverá estar registrado como Pescador Profissional, categoria artesanal, devidamente atualizado no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, com antecedência mínima de três anos. O benefício é pessoal, intransferível, não pode ser acumulado com outro seguro-defeso. Além disso, o pescador não poderá estar em gozo de nenhum benefício decorrente de programa de transferência de renda com condicionalidades ou de benefício previdenciário ou assistencial de natureza continuada, exceto pensão por morte e auxílio-acidente.

O defeso é a paralisação das atividades de pesca que constitui uma política estratégica, de caráter ambiental, visando a proteger as espécies durante o período de reprodução, garantir a manutenção de forma sustentável dos estoques pesqueiros e, consequentemente, manter a atividade e a renda dos pescadores. Assim, todo pescador profissional que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar fica impedido de pescar durante a época de reprodução das espécies-alvo de suas pescarias. Nesse período, quando o tempo de proibição da pesca é definido por legislação específica, os pescadores profissionais recebem o Seguro-Desemprego ou Seguro-Defeso em parcelas mensais, na quantia de um salário-mínimo, em número equivalente ao período de paralisação.