Independência do Brasil, começando pela Bahia, será lembrada com atividades na cidade no dia 29 de junho

Rota da Independência1

A Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Secretaria da Educação – SEDUC, realizará palestras, aulas itinerantes, lançamentos e feiras de livros sobre a independência do país. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

Na cidade de Cachoeira, em 25 de junho de 1822, tiveram início os mais avançados atos pela independência do Brasil, a começar na Bahia. Todo o percurso da guerra será retomado, a partir do dia 25 (quinta-feira), pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, com a Rota da Independência – sequência de atividades culturais que serão realizadas nos municípios de Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, Maragojipe e São Francisco do Conde.

Aula Pública – No dia 29 de junho, segunda-feira, será a vez de São Francisco do Conde receber a programação da Rota da Independência, a partir das 10h, quando haverá uma Aula Pública, com Profª. Lina Aras (UFBA) intitulada: ‘As vilas do Recôncavo na Independência da Bahia. Roteiro: Câmara –Porto – Monumento ao Barão de Cajaíba’.

E não para por ai! Das 9h30 às 17h30 acontece no município uma Feira e Biblioteca Móveis: Grupo Rouxinol de Poesia, comercialização de livros de autores baianos com preços a partir de R$5, atividades de leitura, contação de histórias, Tabuleiro Virtual 2 de Julho e outros.

Serão mais de 190km de Rota, mais de 20 formações – dentre Aulas Públicas Itinerantes e Palestras -, em municípios e diversos bairros de Salvador, mais de 1.000 exemplares, de, aproximadamente, 100 títulos, entre publicações editadas pela Fundação e apoiadas através de editais serão comercializados, além de coedições com editoras e autores baianos. Um mês inteiro de programação e todas as atividades serão abertas ao público e voltadas para estudantes, pesquisadores, professores e todos interessados pela memória e história da Bahia.

PROGRAMAÇÃOCartaz - Aulas Públicas Itinerantes, Palestras

Segunda-feira – 29 de Julho de 2015

1. Feira de Livros na unidade móvel – Orla Marítima – 9h30 às 17 horas
  2. Entrega do kit de livros a Jozélia do Amaral – Câmara de Vereadores – 10h
  3. Apresentação do Grupo Rouxinol – recitará poemas de autores baianos, em especial do Recôncavo Baiano. Além das performances poéticas, será criado um ambiente de interação entre os jovens e o público através de cantigas de roda e trava língua, práticas lúdicas para despertar e inserir o publico infantil e adulto no mundo da leitura e do livro. 12h
  1. Aula de Campo – As Vilas do Recôncavo na Independência da Bahia – Profª. Lina Aras – Orla Marítima – 14h.