Praça da Independência ficou lotada para receber o fogo simbólico

fogo simbolico 2015 1 sfco

Há 192 anos, heróis do Recôncavo Baiano lutaram pela independência da Bahia, que mais tarde culminou também na independência do Brasil. E, para celebrar este importante marco histórico, todos os anos um fogo simbólico percorre as ruas das cidades que ativamente contribuíram para a conquista da liberdade do nosso povo do domínio português.

Na última terça-feira, dia 30 de junho, mais uma vez, a vitória do país foi lembrada e comemorada com este ato simbólico. “Glória a ti neste dia de glória. Glória a ti, redentor que há cem anos, nossos pais conduziste à vitória pelos mares e campos baianos”, saudou o professor José Jorge do Espírito Santo, que em seguida falou: “essa vitória precisa ser lembrada, pois os nossos heróis franciscanos, santamarenses e cachoeiranos deram seu sangue pela nossa liberdade. Precisamos lembrar também que a nossa cidade sempre foi importante”.

Independência significa liberdade e graças as lutas do passado, somos livres para viver. Estou muito feliz em ver esta praça lotada. Não podemos deixar esta chama se apagar”, disse o secretário santamarense, Caio Esquivel, durante discurso. Ele agradeceu especialmente aos atletas que conduziram a pira ao município e que também vão se encarregar de levá-la até a capital baiana para os desfiles do 2 de Julho.

fogo simbolico 2015 sfcoA pira foi passada pela atleta Raimunda Pitangueira para as mãos do prefeito Evandro Almeida, que conduziu o fogo simbólico para as mãos do também atleta Joan Conceição, que acendeu o monumento pela liberdade, que fica no centro da Praça da Independência, em São Francisco do Conde. “Eu quero começar agradecendo aos atletas, sobretudo a Trem de Ferro, corredor franciscano que honra a nossa cidade através do esporte. Eu estou muito feliz em ver vocês aqui enchendo esta praça, que é também um símbolo da nossa independência. Essa é uma história muito linda e que merece ser lembrada”, falou o prefeito Evandro Almeida.

fogo simbolico 2015 2 sfco

Estiveram presentes no ato cívico diversas autoridades, entre eles: o prefeito Evandro Almeida, o secretário de Esportes de Santo Amaro, Caio Esquivel, além de vereadores e secretários de São Francisco do Conde. “Continuamos na luta pela independência, pois esta cidade trabalha para dar independência ao seu povo. É uma satisfação ver esta praça lotada de pessoas lembrando este importante momento do nosso país”, declarou Carlos Alberto Bispo Cruz, secretário municipal de Esportes e Lazer.

Nesta quarta-feira, 01 de julho, o prefeito Evandro Almeida seguiu para Candeias junto com sua comitiva para acompanhar a chegada da pira ao município vizinho.