Formação do Sistema Educacional Família e Escola acontece até o dia 08 de julho

sefe 1

São Francisco do Conde está promovendo entre os dias 06 e 08 de julho mais uma Formação do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), no CEJAL – Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho. O evento acontece através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, Coordenação de Educação Infantil e o novo sistema educacional que está sendo implantado na rede municipal de São Francisco do Conde, o SEFE (Sistema Educacional Família e Escola). O encontro é direcionado a professores, coordenadores, gestores e auxiliares de classe. E no dia 08, a reunião será com os familiares.

O objetivo é ensinar e incentivar as crianças a saberem mais sobre a linguagem escrita. Para tanto, são propostas brincadeiras, jogos, leituras, desenhos e outras atividades que visam despertar a curiosidade do aluno. O SEFE tem como tripé a criança, a família e a escola.

sefe 3

É importante assegurar que a criança tenha contato com um grande número de textos pertencentes a gêneros diversificados, presentes em diferentes suportes que ela possa manusear. Além disso, é preciso que o professor oriente a exploração do material, valorizando o conhecimento prévio da criança”, explica Denise Colaço, formadora do SEFE. “Na assessoria passada nós demos algumas orientações sobre o material didático ‘Entrelinhas’ e agora vamos saber a opinião dos professores sobre o uso do material em sala de aula. Também, vamos ter atividades novas para a área da Educação Infantil. Esta oficina será voltada para jogos”, concluiu.

sefe 2Estão sendo distribuídos nas escolas os kits do SEFE que reúne livros que irão nortear os professores. “A atividade de formação está dividida por segmentos que vão da creche a educação infantil. Temos aqui professores, cordenadores escolares, gestores, diretores e vices. Já o encontro com as famílias será na quarta-feira, 08, e reunirá moradores de Paramirim até a Sede. Os outros bairros também vão participar. Porém, a atividade será realizada no CEAS (Centro de Aperfeiçoamento do Saber) da Jabequara a Ilha do Paty”, revela Moisés Santana, sub-gerente de Educação Infantil da SEDUC.