Balcão de Justiça e Cidadania iniciou a realização de exames de DNA no município

balcao de justica 1O Balcão de Justiça e Cidadania de São Francisco do Conde começou a realizar, a partir da última segunda-feira, dia 06 de julho, a coleta de material para exames de DNA no município. O encaminhamento para exame de reconhecimento de paternidade já acontecia na cidade desde 2014. Porém, pela primeira vez, a coleta do material para realização do exame, bem como a abertura dos exames, passa a acontecer no Fórum de São Francisco do Conde.

Tínhamos uma demanda grande de pedidos de exames de DNA e mandávamos as pessoas para o Fórum de Família em Salvador. Agora, graças a parceria com o GAAC, Tribunal de Justiça e o apoio do juiz da comarca do município – que vem dando celeridade aos processos, passamos a fazer os exames aqui mesmo, para maior comodidade da população”, explica a coordenadora do Balcão de Justiça, Amanda Prado.

A abertura dos exames passou a acontecer na cidade e, caso o resultado seja positivo, a criança já sai registrada com o nome do pai e pensão alimentícia definida. O prazo de entrega do exame, que é realizado através da coleta de saliva, é de 30 a 40 dias. Durante o primeiro dia de  serviço ofertado, 12 famílias participaram da ação. O material coletado por uma enfermeira do município foi encaminhado para análise na capital.

Skip to content