Vasco Moretto ministrou palestra para docentes de São Francisco do Conde

Primeiro Colóquio de Educação 1 Avaliação em Questão

Foi com um entusiasmo empolgante que na manhã da última segunda-feira, 06, o professor Vasco Moretto – autor de diversos livros e dono de um currículo, no mínimo, invejável – ministrou palestra na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, durante o “I Colóquio da Educação: Avaliação em Questão”. A sala de aula em que a plenária da Casa Legislativa se tornou, foi palco de debate entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos acerca de reflexões voltados ao APRENDER, ENSINAR e AVALIAR. “Precisamos pensar num novo modelo de ensino/aprendizagem. A avaliação é apenas uma consequência. A gente avalia o que?”, indagou Moretto ao iniciar sua palestra. “Quer mudar o IDEB? Então, vamos pensar! E é o tipo de modelo que vai definir isso. O que é fazer do nosso aluno um pensador?”, provocou.

Primeiro Colóquio de Educação Avaliação em Questão 1Conforme indicou Moretto, para acontecer as transformações que se almeja, é fundamental saber: como o aluno aprende, como ensinar e como avaliar a aprendizagem. Para tais, o aprendizado deve ser realizado dando significado a ele, enquanto que ensinar é oportunizar a construção de conhecimentos e respeitar características psicossociais e significativas do aluno. Já a avaliação perpassa a contextualização de todo o processo ensino/aprendizagem. “O modelo atual que queremos é da construção interativa do conhecimento […] transformem seus alunos do modelo papagaio para o modelo pensador”, disse Moretto em meio aos exemplos que trouxe, causando reflexões diversas nos docente.

Primeiro Colóquio de Educação 1 2 Avaliação em QuestãoO Colóquio contou com as presenças do prefeito Evandro Almeida, da secretária municipal da Educação Ana Christina Oliveira e de Silvio Alexandre dos Santos, coordenador pedagógico regional da Editora Positivo. “Tenho a certeza de que a parceria do Positivo com a Prefeitura vai gerar bons frutos na nossa educação. Vamos passar a avaliar melhor para melhorar também os nossos índices. Está em nossas mãos o desafio de mostrarmos que somos capazes de fazer uma educação de qualidade”, disse o prefeito Evandro Almeida. “Esse primeiro colóquio faz parte de uma série de outras atividades do Positivo que serão desenvolvidas com vocês”, disse a secretária Ana Christina aos professores. “A educação se faz com várias mãos, várias cabeças e ações”, completou Oliveira. “Queremos melhores resultados, por isso estamos aqui”, definiu o coordenador pedagógico da Positivo, Silvio Alexandre.

À tarde, as atividades na Câmara foram dirigidas aos coordenadores e gestores.